Açoriano Oriental
Moody's baixa 'rating' dos Açores
A agência de notação financeira Moody's baixou o ‘rating’ dos Açores de Ba3 para B1 (um nível), mantendo as perspectivas negativas, considerando que existem “riscos significativos” no que se refere ao financiamento da Região Autónoma.
Moody's baixa 'rating' dos Açores

Autor: Lusa / AO online
Em comunicado, a Moody's justifica ainda a decisão com “os níveis muito elevados de endividamento directo e indirecto da Região” e com “o acesso muito limitado a financiamento por parte dos emissores portugueses”.

Reconhecendo que os Açores apresentaram um desempenho orçamental “satisfatório” em 2010, a Moody's considera que a sua dívida se está a deteriorar “rapidamente”.

O aumento da dívida dos Açores, reporta a agência norte-americana, deve-se fundamentalmente às “grandes necessidades de financiamento das suas empresas públicas, sobretudo as do sector da saúde”.

A agência norte-americana justifica as perspectivas negativas com “a escala dos desafios” que a Região Autónoma enfrenta.

“As fracas perspectivas económicas do País vão limitar as receitas dos impostos regionais, o que, combinado com um decréscimo nas transferências estatais, vai provavelmente aumentar a pressão das finanças da região no curto e médio prazo”, conclui a agência.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados