Moody's baixa 'rating' dos Açores

Moody's baixa 'rating' dos Açores

 

Lusa / AO online   Regional   18 de Nov de 2011, 20:19

A agência de notação financeira Moody's baixou o ‘rating’ dos Açores de Ba3 para B1 (um nível), mantendo as perspectivas negativas, considerando que existem “riscos significativos” no que se refere ao financiamento da Região Autónoma.
Em comunicado, a Moody's justifica ainda a decisão com “os níveis muito elevados de endividamento directo e indirecto da Região” e com “o acesso muito limitado a financiamento por parte dos emissores portugueses”.

Reconhecendo que os Açores apresentaram um desempenho orçamental “satisfatório” em 2010, a Moody's considera que a sua dívida se está a deteriorar “rapidamente”.

O aumento da dívida dos Açores, reporta a agência norte-americana, deve-se fundamentalmente às “grandes necessidades de financiamento das suas empresas públicas, sobretudo as do sector da saúde”.

A agência norte-americana justifica as perspectivas negativas com “a escala dos desafios” que a Região Autónoma enfrenta.

“As fracas perspectivas económicas do País vão limitar as receitas dos impostos regionais, o que, combinado com um decréscimo nas transferências estatais, vai provavelmente aumentar a pressão das finanças da região no curto e médio prazo”, conclui a agência.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.