Mil milhões de pessoas sofrem de doenças tropicais

Cerca de mil milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de doenças tropicais que, apesar dos esforços globais para as controlar, ainda ameaçam a saúde de milhões de pessoas, alertou esta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).


Num relatório divulgado esta quinta-feira, aquela agência avisou que ainda há enfermidades como a doença de Chagas (muito comum na América Latina) ou a elefantíase, que prevalece em alguns países, especialmente os mais pobres, e piora a qualidade de vida dos seus habitantes.

Apesar de, desde 2003, os Governos, as farmacêuticas e as organizações se “terem consciencializado” do efeito destas doenças na saúde pública, a sua existência frustra a possibilidade da concretização de alguns dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) relacionados com a saúde, denuncia a OMS.

“São precisos esforços globais para controlar estas doenças ‘ocultas’, como é o caso da lepra ou da elefantíase, entre muitas outras”, lê-se no relatório.
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares