Açoriano Oriental
Internet
Mercado negro movimenta 70.000 ME por ano em todo o mundo
O mercado negro na Internet, compras de dados de cartões de crédito ou envios de e-mail em massa, movimenta cerca de 70.000 milhões de euros cada ano em todo o mundo, segundo estimativas da empresa de segurança informática GData.

Autor: Lusa / AO online
Um estudo elaborado por esta empresa, cujos profissionais estudaram este Verão os meios da delinquência digital, mostra que estes negócios fraudulentos na Internet estão "perfeitamente organizados".

O estudo pormenoriza, por exemplo, os preços de cada "produto": até 300 euros para os dados roubados de um cartão de crédito ou até 800 euros para o envio de um milhão de e-mail em massa não -solicitados, o chamado "spam".

Segundo a GData, estes negócios realizam-se em fóruns ou lojas ilegais, apoiados em serviços de alojamento "seguros" facilitados por delinquentes, onde se oferecem serviços e se põem em contacto vendedores e compradores.

No caso das "lojas", acrescentam os autores do estudo, algumas são tão "profissionalizadas" que oferecem descontos, fazem publicidade na rede ou devolvem o dinheiro se, por exemplo, os dados do cartão de crédito que forneceram, não funcionam.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados