Açoriano Oriental
Maduro confiante de que novas plataformas permitam tornar Media sustentáveis
O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, manifestou-se confiante de que as novas plataformas tecnológicas permitam, no futuro, uma sustentabilidade financeira do jornalismo.
Maduro confiante de que novas plataformas permitam tornar Media sustentáveis

Autor: Lusa/AO Online

 

Poiares Maduro falava no 23.º congresso da APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, num painel sobre os Media.

"Tenho grande confiança de que as novas plataformas vão permitir, no futuro, uma sustentabilidade financeira do jornalismo. Mas até lá, estes processos de transferência trazem riscos elevados para os meios de comunicação social e, possivelmente, uma forma diferente de relação entre leitor e jornais", afirmou.

"Processo semelhante tende a ocorrer no audiovisual, com a multiplicação de formas de acesso aos conteúdos a criarem forte instabilidade e redistribuição entre criadores, agregadores e distribuidores de conteúdos", acrescentou.

"Digamos que o negócio dos Media está longe de ser estabilizado em novos modelos, criando pressões financeiras que poderão afetar a qualidade do próprio jornalismo", declarou.

Entre as prioridades sob sua tutela, Miguel Poiares Maduro disse que está o "apoio aos meios de comunicação que entenderem fazer a transferência para um novo modelo de negócio, assente em novas plataformas digitais",

Em segundo lugar, "o apoio à qualificação dos jornalistas e ao jornalismo de investigação", disse.

"Para esses objetivos faremos convergir os instrumentos públicos de que dispomos, sejam como fundos comunitários, os incentivos à comunicação social, os apoios à formação, os apoios regionais locais e a publicidade institucional", concluiu.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados