Autor: AO Online/ Lusa
Quatro dos novos casos positivos são viajantes provenientes da Alemanha (dois), da Suécia (um) e da região de Lisboa e Vale do Tejo (um).
Entre os 11 casos de transmissão local, cinco dizem respeito a crianças e jovens com idades entre os 11 e os 19 anos, que frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos do Câmara de Lobos e Funchal, incluindo um de ensino superior, onde os planos de contingência foram ativados.
A Direção Regional da Saúde indica que o arquipélago contabiliza agora 767 casos confirmados de covid-19, com 196 ativos, dos quais 48 foram identificados nas atividades de vigilância no Aeroporto da Madeira e 148 são de transmissão local.
"Hoje há mais oito casos recuperados a reportar e a região passa a contabilizar 569 casos recuperados", refere em comunicado, indicando que até à data foram registados dois óbitos associados ao novo coronavírus no arquipélago.
Em relação ao isolamento dos casos ativos, 34 pessoas estão numa unidade hoteleira dedicada, 160 em alojamento próprio e duas permanecem internadas no Hospital Central do Funchal, uma delas nos cuidados intensivos.
"Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 1.335 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo", esclarece a Direção de Saúde, referindo que 6.892 viajantes estão também a ser acompanhados com recurso à aplicação 'MadeiraSafe'.
No total, há 56 novas situações que se encontram hoje em estudo, três proveniente da operação de rastreio do Aeroporto da Madeira e 53 relacionadas com contactos com casos positivos na região.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.444.426 mortos resultantes de mais de 61,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 4.363 pessoas dos 290.706 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.