Açoriano Oriental
Madeira eleva número de infetados para oito

A Madeira elevou hoje para oito o número de casos de covid-19, mais um do que na sexta-feira, informou o Instituto de Administração da Saúde da região autónoma (IASAÚDE), indicando que 345 pessoas se encontram em vigilância ativa.

Madeira eleva número de infetados para oito

Autor: LUSA/AO online

"No que diz respeito à caracterização destes casos confirmados, temos dois doentes do género masculino, seis doentes do género feminino, e, em relação à sua idade, temos cinco doentes com idades entre os 60 e os 69 anos e três doentes com idades entre os 70 e 79 anos", disse a vice-presidente do IASAÚDE, Bruna Gouveia.

A responsável explicou que os doentes se encontram no internamento dedicado ao Covid-19 no Hospital Central do Funchal e a sua situação é estável.

Dos oito casos confirmados, quatro são cidadãos dos Países Baixos, que se encontravam de férias na região, e quatro são portugueses residentes na Madeira, entre os quais um profissional de saúde, que tiveram ligação epidemiológica a áreas com transmissão local da doença, nomeadamente Emirados Árabes Unidos (Dubai), Reino Unido e região de Lisboa e Vale do Tejo.

Bruna Gouveia indicou que há ainda mais um caso suspeito que aguarda resultado do exame laboratorial.

"Contabilizando todos os casos em estudo desde 29 de fevereiro, tivemos já 62 casos suspeitos e 53 foram negativos", realçou, afirmando que 345 pessoas estão em vigilância ativa no arquipélago, das quais 12 são profissionais de saúde que se deslocaram a zonas de transmissão ativa ou tiveram algum contacto com casos confirmados.

Por outro lado, 1.208 pessoas estão em vigilância passiva.

Entre as 00:00 e as 15:00 de hoje, a Linha SRS24 registou 101 chamadas, elevando para 3.190 o total de contacto desde que entrou em funcionamento a 03 de fevereiro.

A vice-presidente do IASAÚDE anunciou, também, que o processo de aferição do laboratório do Serviço de Saúde da Madeira para a realização de testes à covid-19 está concluído, pelo que os resultados passam a ser definitivos a partir de agora, não sendo necessária a validação pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 271 mil pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos 11.401 morreram.

Em Portugal, há 12 mortes e 1.280 infeções confirmadas.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados