Açoriano Oriental
Presidência Portuguesa da União Europeia
Londres dificulta redacção final do novo Tratado
Exigências de "última hora" do Reino Unido têm bloqueado o trabalho dos juristas dos 27 que, em Bruxelas, estão a redigir o texto final do novo Tratado europeu, mas a presidência portuguesa da UE desvalorizou hoje o problema.
Londres dificulta redacção final do novo Tratado

Autor: Lusa / AO online

As negociações técnico-jurídicas do texto final do novo Tratado europeu, que deverá ser aprovado na Cimeira Europeia informal de Lisboa, a 18 e 19 de Outubro próximo, estão "um pouco bloqueadas" com "exigências de última hora" de Londres na área da Justiça e Assuntos Internos, disse fonte comunitária à Agência Lusa, em Bruxelas.

Do lado dos representantes da Polónia, país que se admitia viesse a colocar maiores obstáculos, não têm surgido quaisquer dificuldades relevantes, acrescentou a mesma fonte à Lusa.

Por seu lado, um porta-voz da presidência portuguesa dos 27 assegurou hoje à Lusa que o trabalho técnico está "a correr bem" e que é normal que se faça um "esforço suplementar" para resolver as últimas dificuldades.

As reuniões dos peritos jurídicos recomeçam na próxima terça-feira depois de os negociadores consultarem as respectivas capitais.

Se os problemas não forem resolvidos nesta instância técnico-jurídica da Conferência Intergovernamental (CIG), que está a negociar o chamado Tratado Renovador que vai substituir o projecto falhado de Constituição Europeia, a presidência portuguesa poderá ser obrigada a resolver a situação a um nível político.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, que se reúnem a 15 de Outubro, no Luxemburgo, poucos dias antes da Cimeira de Lisboa, irão tentar resolver as questões que ainda estiverem em aberto.

Os problemas com o Reino Unido têm a ver com o facto de, com o novo Tratado, muitas decisões na área da Justiça e Assuntos Internos passarem a ser tomadas por maioria qualificada e em codecisão com o Parlamento Europeu, em vez de por unanimidade, como actualmente, e sujeitas ao controlo do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeia, sedeado no Luxemburgo.

Londres pretende que as novas regras se apliquem apenas aos novos actos que vierem a ser adoptados, como o controlo das fronteiras externas, segundo a mesma fonte comunitária.

O Reino Unido também quer ficar "com um pé dentro e outro fora" em matérias da cooperação judiciária e policial, podendo optar por entrar (opting in) ou sair (opting out), o que provoca receio de muitos Estados-membros de que Londres use essa possibilidade para "diminuir a ambição" dos actos a adoptar.

A aprovação - por todos os Governos da UE - do texto final do oficialmente designado Tratado Reformador é "a prioridade das prioridades" da actual presidência portuguesa da União, a terceira desde que Portugal aderiu à então designada CEE, há 21 anos.

O Governo de Lisboa foi incumbido, no final de Junho, da tarefa de conduzir e concluir em tempo recorde as negociações finais para a redacção do futuro Tratado, que poderá pôr fim à grave político-institucional em que mergulhou a UE depois da inviabilização da Constituição Europeia, com a sua rejeição em referendos em França e na Holanda, em 2005.

Se merecer o acordo dos 27 na cimeira de Outubro, a nova "Lei Fundamental" da UE será formalmente assinada até ao final do ano, também em Lisboa, cidade que também ficará associada ao seu nome, iniciando-se depois o processo da sua ratificação/confirmação em todos os Estados-membros, em referendos ou apenas por via parlamentar.

Concluído o processo de ratificação, que deverá durar sensivelmente 18 meses (ano e meio), a contar de Janeiro de 2008, o novo Tratado deverá entrar em vigor antes das próximas eleições europeias de Junho de 2009, conforme decidiram os líderes dos 27, em Março último, em Berlim.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados