Livro de Tombo depositado em Angra de Heroísmo

O Livro de Tombo foi terça-feira entregue à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo pelo Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura.


A obra pertenceu a Francisco do Canto e Castro Pacheco, da Casa do Provedor das Armadas e Naus da Índia.

O livro, datado do século XVIII, que comporta manuscritos de vários mãos, é constituído por 140 folhas, onde se encontram registados bens, rendas, créditos e pagamentos relativos a morgadios instituídos por Pêro Anes do Canto.

Este valioso documento foi recentemente adquirido para a Região, em leilão realizado em Lisboa, sendo a sua aquisição inteiramente custeada por um benemérito residente na ilha Terceira, que pretende manter o anonimato.

O Livro de Tombo vai ser, proximamente, digitalizado de modo a que o seu conteúdo fique disponível aos estudiosos e público em geral.

PUB

Premium

O psiquiatra João Mendes Coelho defende o reforço da resposta clínica do Serviço Regional de Saúde (SRS) ao consumo de drogas nos Açores, alertando para os riscos do policonsumo e da automedicação. O alerta surge na sequência dos dados do inquérito europeu sobre drogas, que revelam padrões de consumo preocupantes na região