Líderes vão reunir-se para tentarem uma resposta à crise

Cerca de 40 chefes de estado e de governo vão reunir-se na sexta-feira e sábado em Pequim, numa cimeira euro-asiática dominada pela crise financeira global e o espectro da recessão nos países desenvolvidos.


Mesmo a robusta economia chinesa está a ser afectada pela crise, devendo crescer este ano ligeiramente abaixo dos 10 por cento (9,9 por cento nos primeiros nove meses), contra 11,4 por cento em 2007.

    A 7ª edição da ASEM (Encontro Ásia-Europa) será "uma plataforma perfeita" para debater formas de vencer a crise e de "reforçar a cooperação internacional", disse um porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros.

    Sobre o contributo chinês no esforço internacional preconizado pelos líderes da União Europeia e dos Estados Unidos para estabilizar o sistema financeiro, o porta-voz afirmou que a China tomou "uma atitude responsável e construtiva".

    Mas - acrescentou - "os interesses e preocupações dos países em vias de desenvolvimento deverão ser plenamente respeitados e salvaguardados".

    Criada há 12 anos, a ASEM reúne hoje os 27 membros da União Europeia, os dez da Associação das Nações do Sueste Asiático (Birmânia, Brunei, Cambodja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname) e ainda a China, Japão, Coreia do Sul, Paquistão, Índia e Mongólia.

    Na semana passada, chefes de estado e de governo de 38 países - um número recorde na história da ASEM - já tinham confirmado a sua participação na reunião.

    Portugal estará representado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luis Amado, que chegará a Pequim na quinta-feira à noite (hora local), vindo de Macau.

    Mais de 1.700 jornalistas e outros profissionais da comunicação social estão acreditados para a cobertura do evento, que decorrerá no Grande Palácio do Povo, no centro de Pequim, sob o lema "Acção e Visão: Rumo a uma Solução Mutuamente Vantajosa".

    Trata-se, também, da segunda grande reunião internacional organizada pela China depois dos Jogos Olímpicos de Pequim e dos Paralímpicos, que decorreram de 8 de Agosto a 17 de Setembro.

    As cimeiras da ASEM - um fórum de diálogo inter-governamental destinado a "forjar uma nova parceria global" entre os dois continentes - realizam-se de dois em dois anos, na Europa ou na Ásia, alternadamente.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares