Líderes dos 27 iniciam reunião em Bruxelas

Líderes dos 27 iniciam reunião em Bruxelas

 

Lusa/AO Online   Internacional   10 de Dez de 2009, 15:23

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram hoje em Bruxelas uma cimeira em que tentarão alcançar um compromisso sobre ajudas aos países pobres que contribua para o sucesso da conferência de Copenhaga sobre alterações climáticas.

A sublinhar o carácter "ambientalista" da cimeira, a reunião dos 27 foi antecedida por uma pequena manifestação de activistas da organização ambientalista Greenpeace, que lograram "furar" o forte dispositivo de segurança na sede do Conselho Europeu para reclamar com faixas diante da porta "VIP" que a UE "salve Copenhaga".

No primeiro Conselho Europeu após a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, os líderes europeus, entre os quais o primeiro-ministro José Sócrates, discutirão se, em conjunto, devem avançar com um apoio na ordem dos dois mil milhões de euros por ano, a partir de 2010, para os países pobres enfrentarem os esforços de redução da emissão de gases geradores do efeito de estufa.

No entanto, num contexto de crise económica, e com a maior parte dos Estados-membros com um défice orçamental das contas públicas considerado "excessivo", não é certo que os 27 cheguem a acordo, apesar de ser essa a intenção da presidência sueca da UE.

O Conselho também irá debater a situação económica e financeira internacional, devendo reiterar que as políticas de apoio à economia devem manter-se e ser retiradas apenas quando a recuperação estiver plenamente assegurada.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.