Açoriano Oriental
Líder do PSD/Açores quer "estratégia de década" para Serviço Regional de Saúde

O presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu na sexta-feira à noite, no discurso de abertura do 24.º congresso da estrutura, uma "estratégia de década para a eficiência e eficácia” do Serviço Regional de Saúde (SNS).

Líder do PSD/Açores quer "estratégia de década" para Serviço Regional de Saúde

Autor: AO Online/ Lusa

Falando na Madalena do Pico, no primeiro de três dias de trabalhos do congresso regional do partido, Bolieiro assinalou que "uma sociedade educada, culta e saudável assegura, como nenhuma outra, sucesso e produtividade", e no campo concreto da saúde propôs a "universalidade no acesso ao Vale Saúde a todas as especialidades".

O Vale Saúde é um mecanismo que permite aos doentes que aguardam por uma cirurgia no SNS o recurso a uma clínica privada quando for ultrapassado o tempo máximo de resposta no público.

A medida, vincou José Manuel Bolieiro, "deve abranger todos os doentes inscritos em Lista de Espera Cirúrgica e cujo Tempo Máximo de Resposta Garantido tenha sido ultrapassado, respeitando a sua prioridade na lista, e de acordo com a sua antiguidade".

Bolieiro defender ser necessário "eliminar, progressivamente, as listas de espera cirúrgicas, que atingem atualmente mais de 11 mil utentes, com recurso universal e racional ao Vale Saúde”.

“Esta é uma das medidas inadiáveis, até porque já está prevista", disse.

Dirigindo-se, no concelho da Madalena, na ilha do Pico, a algumas centenas de sociais-democratas açorianos, Bolieiro - presidente da Câmara de Ponta Delgada - lembrou que em 02 de março "comemoram-se 125 anos do decreto autonómico de 1895, que consagrou a primeira Autonomia dos Açores".

Tal data representa "um simbolismo histórico para um autonomista convicto", e como tal o presidente do PSD/Açores anunciou a sua saída da autarquia para esse dia.

"A partir do próximo dia 02 de março, passarei a ficar disponível, a tempo inteiro, para o nosso partido. Vou continuar a ser como sou. Não mudo o meu caráter. Mudo o meu encargo", disse.

O PSD/Açores reúne-se até domingo na ilha do Pico, no primeiro encontro magno dos sociais-democratas açorianos sob a liderança de José Manuel Bolieiro e com as eleições regionais deste ano como pano de fundo.

No 24.º congresso do PSD/Açores serão debatidas várias propostas temáticas, bem como a moção global de estratégia "Confiança", apresentada por Bolieiro, eleito presidente em dezembro último.

Alguns dos proponentes das propostas temáticas são a ex-eurodeputada do partido Sofia Ribeiro, o antigo secretário-geral do PSD/Açores António Almeida, o antigo candidato à liderança da estrutura Pedro Nascimento Cabral e a JSD do arquipélago, que, como estrutura, apresenta também um texto a debate.

Hoje, serão debatidas e votadas as propostas temáticas, sendo também eleitos os novos órgãos regionais do partido, e, no domingo, pelas 12:00, haverá a sessão de encerramento do congresso.

José Manuel Bolieiro, vice-presidente de Rui Rio na direção nacional do PSD, foi eleito em dezembro líder do PSD/Açores, eleição para a qual era o único candidato, com 98,5% votos.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.