Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas é hoje votada no parlamento

A Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, que regula as condições de trabalho na administração pública, vai ser hoje discutida e votada na Assembleia da República.


Esta proposta de lei, que o Governo aprovou em Conselho de Ministros no final de outubro, introduz na legislação laboral da função pública as alterações feitas ao Código do Trabalho nos últimos anos e consagra medidas que foram entretanto aplicadas aos trabalhadores do Estado.

A alteração do horário semanal de trabalho das 35 para as 40 horas, o sistema de requalificação e as rescisões por mútuo acordo são algumas das matérias que já estão em vigor mas vão ficar incluídas na Lei Geral que está a ser revista.

Uma das alterações previstas na nova lei é a redução do número de dias de férias de 25 para 22 dias úteis.

A discussão e votação da proposta de lei realiza-se na véspera de mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro.

PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.