Açoriano Oriental
Lajes das Flores pede que navio 'Karoline' passe a operar a ilha às quintas-feiras

A Câmara Municipal das Lajes das Flores alertou o Governo dos Açores para a necessidade de “regularizar” o abastecimento do transporte marítimo de mercadorias à ilha, pedindo que o navio 'Karoline' passe a operar às quintas-feiras.

Lajes das Flores pede que navio 'Karoline' passe a operar a ilha às quintas-feiras

Autor: Lusa/AO Online

Numa nota enviada ao Governo dos Açores, o município considera que a ilha das Flores “tem sido confrontada desde o furacão Lorenzo [em 2019] com irregularidades no transporte marítimo de mercadorias, que muito tem afetado o regular abastecimento, com consequências negativas para a economia, para a sustentabilidade do tecido económico e para a qualidade de vida dos florentinos”.

A autarquia ressalva que, “com a entrada ao serviço do navio ‘Malena’, em janeiro de 2020, ficaram reunidas condições para um abastecimento mais regular, não obstante os constrangimentos com as condições de operacionalidade do porto, destruído pelos efeitos do furacão”.

Contudo, de acordo com a Câmara Municipal das Lajes das Flores, na semana passada, “o navio atrasou, tendo chegado apenas esta segunda-feira, dia 04 de julho, quando alguma da carga perecível, nomeadamente fruta, havia sido entregue em Lisboa no dia 21 de junho, praticamente duas semanas antes da chegada às Flores”.

“Escusado será dizer que grande parte da referida carga chegou totalmente degradada, sem condições de venda ao público, com todas as consequências que isso representa para a sustentabilidade das nossas empresas e para o abastecimento do mercado local neste período tão exigente, em que a ilha das Flores tem a sua capacidade do setor do turismo praticamente esgotada”, acrescenta o município.

A Câmara Municipal pede, por isso, “à semelhança do que vinha acontecendo, que o navio ‘Karoline’ passe a operar a ilha das Flores às quintas-feiras, de modo a reduzir ao mínimo os constrangimentos”.

O município recorda que de 14 a 18 de julho haverá a Festa do Emigrante nas Lajes das Flores, “com o que ela representa em termos de aumento de pessoas no concelho e na ilha, pelo que se torna fundamental que a escala do navio se faça no dia 14, sob pena de sofrer-se constrangimentos mais uma vez no abastecimento”.

“Torna-se absolutamente essencial dotar a ilha de rotas de abastecimento regulares e previsíveis, de modo que o seu tecido empresarial possa programar a sua atividade", lê-se na nota.

Para a autarquia, "se esta situação é importante em qualquer altura do ano, torna-se da maior importância neste período de grande procura em termos de turismo, com as consequências que o mesmo tem para a qualidade do serviço prestado e desta forma para a imagem e valorização do destino".

O município defende que o navio “Karoline” deverá fazer escala na ilha das Flores às quintas-feiras, “como vinha acontecendo anteriormente, e já a partir da próxima semana, pelas razões já apontadas”.

A passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, em outubro de 2019, causou a destruição total do porto das Lajes das Flores, o que colocou em risco o abastecimento ao grupo Ocidental, composto pelas ilhas das Flores e do Corvo.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados