EUA

Julgamento político de Trump pode começar no dia de investidura de Biden

O julgamento de destituição do Presidente cessante dos EUA, Donald Trump, pode começar no dia da tomada de posse do Presidente eleito, Joe Biden, na próxima quarta-feira, de acordo com um cronograma do Senado.



A Câmara de Representantes aprovou na quarta-feira a destituição de Trump e a líder da maioria democrata, Nancy Pelosi, deve enviar em breve o artigo de ‘impeachment’ para o Senado, para que seja dado início ao julgamento político em que o Presidente é acusado de incitamento à insurreição, após o ataque ao Capitólio por parte dos seus apoiantes, a 06 de janeiro.

Pelosi ainda não disse quando enviará a acusação de ‘impeachment’ para o Senado, mas vários democratas sugeriram que ela retivesse o documento, para dar tempo a Biden tomar posse e começar a aplicar o seu programa político, antes de os senadores se encarregarem do julgamento de Trump.

Neste cenário, os democratas beneficiariam ainda de, na nova legislatura, anularem a maioria republicana e passarem a ter o controlo do Senado, por via dos resultados eleitorais de 03 de novembro, o que facilitaria a tarefa de obter a condenação de Trump.

Biden, contudo, já sugeriu que o Senado pode dividir os seus trabalhos entre o julgamento de Trump e a confirmação dos nomes por si indicados para o Governo, assim como no acompanhamento do combate à pandemia de Covid-19.

Trump é o primeiro Presidente a ser destituído pela Câmara de Representantes por duas vezes no mesmo mandato, arriscando agora a possibilidade de ficar impedido de se voltar a candidatar ao cargo, se o Senado aprovar a sua condenação.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares