Processo "Face Oculta"

José Valentim suspenso de funções na Refer

O quadro da Refer José Lopes Valentim tornou-se esta segunda-feira no terceiro arguido do processo Face Oculta a ser suspenso de funções pelo juiz de instrução criminal do Baixo Vouga, refere um comunicado divulgado pelo tribunal.


O arguido fica ainda obrigado a não contactar directa ou indirectamente com outros arguidos e proibido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia do tribunal, revelou o juiz presidente da Comarca do Baixo Vouga, Paulo Brandão.

José Valentim está indiciado pela prática de um crime de corrupção passiva para acto ilícito, adianta o comunicado.

Segundo a investigação, o arguido integraria "a rede tentacular" do empresário Manuel José Godinho para obter favorecimentos junto de empresas com capitais públicos.

José Valentim tomou conhecimento destas medidas de coacção depois de durante o período da manhã ter sido inquirido pelo procurador João Marques Vidal e pelo juiz de instrução António Costa Gomes.
PUB

Fruto sobretudo do aumento do turismo e das viaturas de aluguer, o consumo de gasolina 95 aumentou cerca de 20 milhões de litros nos Açores entre 2014 e 2024, tendo o mês de julho de 2025 ultrapassado pela primeira vez a barreira dos seis milhões de litros num mês