Açoriano Oriental
Jogos, fichas e DVD ajudam alunos a perceber Objectivos de Desenvolvimento do Milénio
A Oikos começa esta segunda-feira a distribuir pelas escolas portuguesasdois mil kits pedagógicos sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, com o objectivo de sensibilizar os alunos para a importância de se chegar a 2015 com a missão cumprida.

Autor: Lusa / AO online

Através de jogos, simulações, fichas de trabalho e DVD, devidamente adaptados a cada nível de ensino, a organização pretende dotar os mais jovens com conhecimentos mais aprofundados de temáticas como a pobreza e o ambiente, para permitir decisões futuras sustentadas.

"A ideia é entusiasmar alunos e professores para os oito Objectivos do Milénio e perceberem como seria tão importante chegar a 2015 com a missão quase cumprida. São os actuais jovens que dentro de pouco tempo vão tomar as decisões que gostaríamos que fossem condicentes com os objectivos", disse à Lusa a coordenadora do sector de educação para o desenvolvimento da organização não-governamental.

De acordo com Cristina Peixinho, os alunos do secundário têm algum conhecimento sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, através de disciplinas que proporcionam temáticas relacionadas com eles, mas o mesmo não acontece com os alunos do básico, nem com a população em geral.

Os kits pedagógicos serão apresentados esta segunda-feira na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, onde estarão presentes os primeiros 150 professores que os vão receber.

A Oikos optou por não se limitar a distribuir os kits nas escolas, mas esperar por solicitações destas para poder avaliar a forma como os materiais estão a ser utilizados, bem como proceder a alterações caso se justifique.

Entre os materiais a distribuir - mil kits ao 1º e 2º ciclos e outros mil ao 3º ciclo e secundário - estão o jogo da glória e a batalha naval adaptados aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Vão ainda ser distribuidos mais dois mil kits a empresas e autarquias.

Esta iniciativa da Oikos é apoiada pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.

Os oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio fixam como metas: erradicar a pobreza extrema e a fome; alcançar a educação primária universal; promover a igualdade do género e capacitar as mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/sida, a malária e outras doenças; assegurar a sustentabilidade ambiental; e desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados