Japão prepara mísseis Patriot perante eventual lançamento de míssil norte-coreano

O Japão começou a instalar mísseis terra-ar de defesa Patriot perante a previsão do lançamento de um míssil norte-coreano, informou fonte oficial citada pela AFP.


Pyongyang anunciou no sábado a intenção de colocar em orbita, entre 10 e 20 de dezembro, um satélite de observação terrestre, depois da análise dos erros cometidos num lançamento falhado em abril passado.

Tóquio anunciou imediatamente a suspensão das conversações com a Coreia do Norte previstas para os dias 05 e 06 de dezembro em Pequim.

Segundo a televisão pública japonesa NHK, um barco que transportava mísseis Patriot PAC-3 (Patriot Advanced Capability-3) deixou a base naval do oeste do Japão na segunda-feira e seguiu em direção a Okinawa, no extremo sul do país.

O ministro da defesa, Satoshi Morimoto, ordenou no sábado às forças japonesas para se prepararem para o eventual lançamento do míssil norte-coreano.

Um porta-voz do ministério disse à AFP que as "forças terrestres, aéreas e navais (do Japão) preparam-se para chegar a Okinawa", que poderá estar sob a trajetória do míssil norte-coreano.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares