Açoriano Oriental
Açores/Eleições
Iniciativa Liberal quer eleger dois deputados

O candidato da Iniciativa Liberal às próximas eleições regionais nos Açores Nuno Barata disse, esta segunda-feira, que o partido pretende eleger dois deputados para a Assembleia Regional para demonstrar que a “omnipresença do Estado” é “perniciosa” para os cidadãos.

Iniciativa Liberal quer eleger dois deputados

Autor: Lusa/AO Online

A Iniciativa Liberal, declarou o candidato, "pretende impor-se, pretende demonstrar que a omnipresença do Estado na vida dos cidadãos é mais perniciosa do que benéfica, pretende eleger dois deputados ao parlamento da Região Autónoma dos Açores”.

Barata é o cabeça de lista do partido pelos círculos de São Miguel e Compensação, enquanto pela ilha Terceira o cabeça de lista é José Luís Parreira.

O candidato falava à saída do Tribunal de Ponta Delgada, onde entregou as listas de candidatos às eleições legislativas regionais de 25 de outubro pelos círculos eleitorais de São Miguel e da Compensação.

Nuno Barata salientou que “se não for possível” a eleição dos dois parlamentares, o partido pretende “pelo menos” eleger um pelo círculo de Compensação.

O candidato referiu que o partido pretende “ocupar um espaço que está por ocupar no parlamento” regional, um “espaço de luta pelos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos” e “de permanente alerta e escrutínio da ação do Governo Regional”, socialista.

“Temos feito sempre o mesmo ao longo dos últimos 24 anos e os resultados estão à vista. Basta olhar para as estatísticas de 2019, pré-covid. Já éramos os mais pobres da Europa, com o abandono escolar precoce maior de Portugal”, afirmou.

O gestor portuário salientou que é preciso "libertar" o cidadão da "demasiada burocracia", quer quando este empreende, quer quando pensa.

Nuno Barata referiu ser necessário “dar mais espaço aos cidadãos para expressarem o seu pensamento”, dando como o exemplo o caso dos jovens açorianos que saem da região para estudar e não regressam.

“Não regressam porque muitas vezes o pensamento único que é vendido através do poder instituído não permite que os cidadãos que vão abrir horizontes para fora depois venham fazer coisas diferentes aqui, porque a burocracia está feita para se fazer sempre o mesmo”, apontou.

Nuno Barata, que foi deputado do CDS no parlamento regional de 1996 a 2000, disse também ser agora candidato pela Iniciativa Liberal por se tratar de um “projeto diferente”, que abre uma “porta mais liberal” e que permite “fazer de forma diferente para obter resultados diferentes”.

As próximas eleições para o parlamento açoriano decorrem em 25 de outubro.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados