IL/Açores promete levar a debate propostas que resolvam "muitas preocupações" das populações

O deputado da Iniciativa Liberal (IL) nos Açores disse que vai levar ao debate parlamentar iniciativas legislativas que resolvam as "muitas preocupações" das populações, em vez de "projetos megalómanos".



"Trazemos muitas preocupações que queremos levar até à assembleia", afirmou Nuno Barata, em declarações à agência Lusa no âmbito da visita de trabalho que está a concluir pelo concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel.

A deslocação enquadra-se num conjunto de visitas que o Iniciativa Liberal vai efetuar aos 19 concelhos dos Açores, tendo já visitado o concelho do Nordeste, também em São Miguel.

Esta semana o deputado do IL esteve no concelho da Ribeira Grande, onde visitou juntas de freguesia, instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e empresas, entre outras entidades, tendo estado hoje reunido com o presidente da Câmara Municipal.

"Destas visitas trazemos muitas preocupações que queremos levar até à Assembleia Regional. Muitas preocupações no que diz respeito ao emprego e à qualificação profissional, ao nível da saúde e do bem-estar social, assim como ao nível do licenciamento simplificado da pequena indústria e do pequeno comércio, uma área que, de resto, está no programa eleitoral do partido como uma bandeira", referiu o parlamentar.

Nuno Barata frisou que o partido irá fazer propostas que "resolvam problemas específicos das populações, em vez de serem projetos megalómanos que muitas vezes são pensados com pompa e circunstância para dias de inaugurações e que, depois no terreno, acabam por não ser eficientes nem eficazes".

"Também temos algumas medidas relativamente à habitação social, à desburocratização, nomeadamente no que diz respeito ao licenciamento de pequenas unidades industriais para facilitar o acesso a um sistema de licenciamento mais simplificado", sublinhou.

O deputado salientou que as visitas aos concelhos açorianos têm como principal objetivo aferir no local "as inquietudes e necessidades das populações".

"E fazer aquilo que entendemos que deve ser feito na política, que é não visitar as populações apenas quando se lhes vai pedir o voto", acrescentou.

Segundo o deputado, "é preciso, logo a seguir a ser eleito, continuar esse trabalho iniciado nas campanhas eleitorais e daí beber as inquietudes das populações para poder, no quadro parlamentar e no quadro do desempenho da função de deputado, contribuir para a resolução destes problemas".

"Destas visitas vão sempre nascendo problemas que o parlamento dos Açores pode resolver e cujas resoluções têm estado adiadas", disse ainda, realçando a importância, para o trabalho parlamentar, desta proximidade a populações, empresas, instituições, autarquias e eleitos locais.

Por exemplo, referiu, no caso da visita à Ribeira Grande foi possível "fazer a mediação entre a Junta de Freguesia e a Câmara para tentar construir de raiz um posto de saúde na freguesia da Maia, uma necessidade sentida pela população e pela autarquia".

Nuno Barata adiantou que a Casa do Povo da Maia cedeu um terreno e que já hoje “ficou o compromisso, assumido pelo presidente da autarquia, de que está disponível para ceder o projeto" para a construção do posto de saúde.

O IL levará a verba necessária à construção para a discussão, em plenário parlamentar, do Plano de Investimentos, agendada para este mês.


PUB