Açoriano Oriental
IL/Açores promete levar a debate propostas que resolvam "muitas preocupações" das populações

O deputado da Iniciativa Liberal (IL) nos Açores disse que vai levar ao debate parlamentar iniciativas legislativas que resolvam as "muitas preocupações" das populações, em vez de "projetos megalómanos".

IL/Açores promete levar a debate propostas que resolvam "muitas preocupações" das populações

Autor: Lusa/AO Online

"Trazemos muitas preocupações que queremos levar até à assembleia", afirmou Nuno Barata, em declarações à agência Lusa no âmbito da visita de trabalho que está a concluir pelo concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel.

A deslocação enquadra-se num conjunto de visitas que o Iniciativa Liberal vai efetuar aos 19 concelhos dos Açores, tendo já visitado o concelho do Nordeste, também em São Miguel.

Esta semana o deputado do IL esteve no concelho da Ribeira Grande, onde visitou juntas de freguesia, instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e empresas, entre outras entidades, tendo estado hoje reunido com o presidente da Câmara Municipal.

"Destas visitas trazemos muitas preocupações que queremos levar até à Assembleia Regional. Muitas preocupações no que diz respeito ao emprego e à qualificação profissional, ao nível da saúde e do bem-estar social, assim como ao nível do licenciamento simplificado da pequena indústria e do pequeno comércio, uma área que, de resto, está no programa eleitoral do partido como uma bandeira", referiu o parlamentar.

Nuno Barata frisou que o partido irá fazer propostas que "resolvam problemas específicos das populações, em vez de serem projetos megalómanos que muitas vezes são pensados com pompa e circunstância para dias de inaugurações e que, depois no terreno, acabam por não ser eficientes nem eficazes".

"Também temos algumas medidas relativamente à habitação social, à desburocratização, nomeadamente no que diz respeito ao licenciamento de pequenas unidades industriais para facilitar o acesso a um sistema de licenciamento mais simplificado", sublinhou.

O deputado salientou que as visitas aos concelhos açorianos têm como principal objetivo aferir no local "as inquietudes e necessidades das populações".

"E fazer aquilo que entendemos que deve ser feito na política, que é não visitar as populações apenas quando se lhes vai pedir o voto", acrescentou.

Segundo o deputado, "é preciso, logo a seguir a ser eleito, continuar esse trabalho iniciado nas campanhas eleitorais e daí beber as inquietudes das populações para poder, no quadro parlamentar e no quadro do desempenho da função de deputado, contribuir para a resolução destes problemas".

"Destas visitas vão sempre nascendo problemas que o parlamento dos Açores pode resolver e cujas resoluções têm estado adiadas", disse ainda, realçando a importância, para o trabalho parlamentar, desta proximidade a populações, empresas, instituições, autarquias e eleitos locais.

Por exemplo, referiu, no caso da visita à Ribeira Grande foi possível "fazer a mediação entre a Junta de Freguesia e a Câmara para tentar construir de raiz um posto de saúde na freguesia da Maia, uma necessidade sentida pela população e pela autarquia".

Nuno Barata adiantou que a Casa do Povo da Maia cedeu um terreno e que já hoje “ficou o compromisso, assumido pelo presidente da autarquia, de que está disponível para ceder o projeto" para a construção do posto de saúde.

O IL levará a verba necessária à construção para a discussão, em plenário parlamentar, do Plano de Investimentos, agendada para este mês.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados