Autor: Susete Rodrigues/AO Online
Para este ano letivo, o lema das cidades educadoras é “Cidades Educadoras, 30 anos transformando cidades e pessoas, para um mundo melhor”, indica nota.
Neste âmbito, foi inaugurado, na Escola Secundária Manuel de Arriaga, o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem Escolar 2019/2020, denominado H2O - Instalação de bebedouros públicos na escola e distribuição de garrafas de água reutilizáveis, proposto pela aluna Rita Gonçalves.
No decorrer da inauguração do projeto,
o presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, reconheceu que “os principais instrumentos de planeamento da câmara partem de uma base sustentada e alargada de discussão com os nossos parceiros, em diversas áreas de intervenção, entre as quais as nossas escolas, onde se incluem os nossos jovens, em particular”.
O autarca deixou um desafio aos alunos da ESMA, para que sejam, em parceria com a autarquia, os impulsionadores da nova edição do Orçamento Participativo Jovem - 2020/2021.
Ainda integrado nestas comemorações, a Escola Profissional da Horta (EPH) hasteou a bandeira de Escola Embaixadora da Cidade Educadora 2020/2021.
José Leonardo Silva, considerou que as escolas “são as nossas maiores embaixadoras, porque a educação é fundamental para o nosso desenvolvimento e, neste aspeto, a EPH tem sido exímia, pois tem contribuído, ao longo destes anos, para a formação profissional dos nossos jovens, para que exerçam uma melhor cidadania e para a sua integração no mundo do trabalho".
A encerrar o programa destinado a assinalar a efeméride, decorreu a entrega das Bolsas de Mérito Escolar do ano letivo 2019-2020, que reconhecem o aproveitamento escolar de excelência dos estudantes do concelho da Horta.