Autor: Paulo Faustino
A transportadora aérea açoriana está a estudar a substituição da frota mais antiga que está ao serviço da SATA Air Açores.
A revelação foi feita, sem avançar grandes pormenores, pela presidente do Conselho de Administração do Grupo SATA, Teresa Gonçalves, na sequência de uma entrevista que concedeu à Ambitur (publicação de informação especializada em turismo, viagens e hotelaria), na qual se ficou a saber também que a frota da Azores Airlines será reforçada com dois aviões Airbus A320neo - o primeiro com chegada prevista até ao final deste ano e o outro no segundo trimestre de 2024.
O grupo SATA possui atualmente 15 aeronaves, oito das quais ao serviço da Azores Airlines, companhia responsável pelas ligações aéreas da Região com o exterior, e sete na SATA Air Açores, que assegura os voos entre as ilhas açorianas.
A
estratégia de substituição da frota mais antiga da Air Açores terá de
ter em conta critérios como os do transporte de passageiros, capacidade
de carga e operacionalidade em pistas curtas.
Segundo o site de notícias da aviação, Kiosque da Aviação, os aviões mais antigos da SATA Air Açores são os dois Dash Q200 ‘Graciosa’ e ‘Faial’, aeronaves com cerca de 27 anos e que chegaram aos Açores em maio de 2009, tendo voado anteriormente pela Horizon Air. Ambos os aviões têm capacidade para transportar até 37 passageiros e vieram para o arquipélago substituir o Dornier, apto para apenas 18 passageiros.
A aquisição dos dois Dash Q200 - integrada na renovação da frota da SATA Air Açores e que incluía a integração dos quatro novos Q400 NextGen - representou, na altura, um investimento de 11 milhões de euros para o Grupo SATA.
De acordo com a
mesma fonte, o voo inaugural do Dash Q200, entre as ilhas de São Miguel
e Corvo, ocorreu a 27 de julho de 2009, dois meses depois de terem
chegado à Região os referidos aparelhos aéreos, que tiveram de se
sujeitar ao processo de certificação pelo então Instituto Nacional de
Aviação Civil (INAC).
Transportadora aérea açoriana reforça operação até ao próximo verã
A Azores Airlines vai reforçar a rota Ponta Delgada-Barcelona-Ponta Delgada, que vai passar a ser operada todo o ano, em vez de apenas sazonalmente, com dois voos semanais, sendo que as rotas Boston-Ponta Delgada-Boston, Toronto-Ponta Delgada-Toronto e Praia-Ponta Delgada-Praia ganham mais uma frequência semanal, que passa a duas na rota Nova Iorque-Ponta Delgada-Nova Iorque.
“Vamos ligar a cidade do
Porto a Nova Iorque, Boston e Toronto, com voos diretos e combinados com
Ponta Delgada”, salientou a CEO do Grupo SATA à Ambitur, referindo-se
às novidades do grupo SATA para o inverno IATA.
Segundo Teresa Gonçalves, o acréscimo também se estende ao mercado doméstico, neste caso envolvendo as rotas Lisboa-Ponta Delgada-Lisboa, Lisboa-Terceira-Lisboa e Porto-Ponta Delgada-Porto (mais duas frequências semanais, cada uma) e a rota Funchal-Ponta Delgada-Funchal (mais uma frequência semanal).
No que toca à SATA Air Açores haverá mais dois voos semanais nas rotas Ponta Delgada-Santa Maria-Ponta Delgada e Ponta Delgada-Horta-Ponta Delgada, passando a três voos semanais extra no trajeto Ponta Delgada-Pico-Ponta Delgada.
Por seu
lado, para o próximo verão estão previstas várias novidades, de que se
destacam as ligações internacionais, sem escala, à partida do Porto e do
Funchal: Porto – Toronto – Porto, Porto – Boston – Porto, Porto – Nova
Iorque – Porto, Funchal – Toronto – Funchal e Funchal – Boston –
Funchal, a partir de junho, que complementarão os voos que o grupo já
oferecia entre o Funchal e Nova Iorque.
De igual modo, o mercado doméstico será reforçado com dois voos semanais nas ligações diretas entre Ponta Delgada e Faro.