Mau tempo

Grupo Central e Oriental com alerta amarelo por chuva forte

 Grupo Central e Oriental com alerta amarelo por chuva forte

 

Lusa / AO online   Regional   24 de Nov de 2009, 09:59

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou esta terça-feira os grupos Central e Oriental do arquipélago dos Açores em alerta amarelo por aguaceiros e períodos de chuva por vezes forte.
No Grupo Central (Faial, Graciosa, Pico, S. Jorge e Terceira), a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, que poderá ser forte durante a manhã, passando a aguaceiros, e vento sudoeste muito fresco (40/50 quilómetros horários), com rajadas até 60km/h.

No Grupo Oriental (Santa Maria e S. Miguel), prevê-se períodos de céu muito nublado tornando-se encoberto, períodos de chuva que poderá ser forte, passando a aguaceiros, e vento sudoeste muito fresco a forte (40/65 km/h) com rajadas até 75 km/h.

No Grupo Ocidental (Corvo e Flores), espera-se céu geralmente muito nublado e vento norte muito fresco (40/50 km/h), com rajadas até 60km/h, tornando-se gradualmente bonançoso (05/10 km/h).

No continente, a previsão de ondulação de noroeste, com quatro a cinco metros, mantém encerradas seis barras marítimas permanecem e três com acesso condicionado.

As barras encerradas são as de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Figueira da Foz e S. Martinho do Porto.

Com acesso interdito a embarcações com menos de 15 metros estão as barras de Viana do Castelo e Leixões, enquanto a barra de Aveiro está fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.

Na costa sul, segundo o Instituto de Meteorologia, as ondas apresentam-se de sudoeste, com um a 1,5 metros.

Quanto ao estado geral do tempo para hoje, as previsões apontam para céu pouco nublado ou limpo, com períodos de muito nublado na região do Algarve, durante a tarde.

Para o final do dia, aumento da nebulosidade no Minho e Douro.

No litoral podem ocorrer períodos de chuva fraca ou chuvisco e o vento vai soprar fraco, do quadrante sul tornando-se moderado a forte nas terras altas, a partir da tarde.

As temperaturas máximas previstas são de 17 graus Celsius no Porto, 17 º em Lisboa e 20º em Faro.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.