Greve nos aeroportos alemães cancela voos para Portugal

Os trabalhadores dos aeroportos Berlim, Hamburgo, Hannover e Bremen, na Alemanha, estão em greve esta segunda-feira afetando as ligações aéreas, entre as quais para Portugal.



Segundo dados disponíveis no ‘site’ da ANA -Aeroportos, seis ligações aéreas entre Portugal e a Alemanha, surgem como cancelados.

Hoje de manhã há três voos cancelados provenientes de Hamburgo e Berlim com destino a Lisboa e outro com partida do aeroporto da capital com destino a Berlim.

No aeroporto de Faro foram canceladas uma ligação com destino a Berlim e outro proveniente também de Berlim.

Vários voos estão a ser hoje severamente afetados pela greve dos trabalhadores dos aeroportos de Berlim, Hamburgo, Hannover e Bremen.

Cerca de 200 partidas foram canceladas em Berlim e cerca de um terço das 200 chegadas planeadas devem ser canceladas, informou a agência de notícias alemã dpa.

Fonte do aeroporto de Hamburgo indicou que todas as 123 partidas planeadas durante a greve foram canceladas e pelo menos 50 das 121 chegadas previstas.

As paralisações dos trabalhadores dos aeroportos ocorrem numa altura de difíceis negociações salariais para funcionários dos governos federal e municipal da Alemanha.

Os sindicatos reivindicam um aumento salarial de 10,5%, enquanto os empregadores até agora ofereceram um aumento total de 5% em duas etapas e pagamentos únicos de 2.500 euros por funcionário - que os sindicatos rejeitaram e classificaram de insuficientes.

A próxima ronda de negociações deve começar em 27 de março.


PUB

Região conta com mais de 400 empresas de animação turística licenciadas. Os dados foram divulgados pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, em resposta a críticas da AREAT, que alertou para a atividade ilegal e a falta de fiscalização no setor