Açoriano Oriental
Governo volta a autorizar a contratação de 30 médicos reformados para o SRS

A Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública e a Secretaria Regional da Saúde e Desporto autorizaram a contratação de 30 médicos aposentados para os serviços integrados no Serviço Regional de Saúde (SRS), para o ano 2022.

Governo volta a autorizar a contratação de 30 médicos reformados para o SRS

Autor: Carolina Moreira

“No ano de 2022 podem ser contratados até 30 médicos aposentados pelos serviços integrados no Serviço Regional de Saúde, observados os procedimentos constantes do Decreto-Lei n.º 89/2010, de 21 de julho, na sua redação atual”, pode ler-se no despacho publicado ontem em Jornal Oficial, encontrando-se em vigor até “31 de dezembro de 2022”.

Segundo o documento, o objetivo desta decisão prende-se com a “necessidade de continuar a dar resposta à escassez de médicos existentes nas várias especialidades e, particularmente, em algumas das ilhas da Região Autónoma dos Açores”.

Esta aposta na contratação de médicos reformados é uma medida nacional, cabendo à Região apenas fixar o contingente a vigorar para o ano 2022, optando o Governo dos Açores por contratar 30 profissionais de saúde até dia 31 de dezembro.

Em declarações ao Açoriano Oriental, o secretário regional da Saúde e Desporto adianta que “as principais situações previstas são nas ilhas de São Miguel e Terceira, mas também noutras ilhas em que haverá médicos que se aposentarão este ano e em que será necessária esta autorização”.

Quanto às especialidades onde a contratação de médicos reformados será mais notória este ano, Clélio Meneses aponta para “as necessidades hospitalares que são muitas” e ainda “a medicina geral e familiar, nomeadamente nos cuidados primários nos centros de saúde”, onde “teremos uma capacidade de resposta reforçada tendo em conta também os médicos que estão a ser contratados”, revelou.

O secretário regional da Saúde esclarece que o objetivo do Governo Regional passa por, “através do esforço que estamos a fazer para contratar mais médicos, juntamente com aqueles que se aposentaram e que continuarão a exercer funções, a nossa expectativa é termos condições no Serviço Regional de Saúde para cada vez mais haver um número de médicos suficientes para as necessidades de prestação de cuidados de saúde na região”, ressalva.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados