Açoriano Oriental
Governo solicita novos serviços mínimos perante novo pré-aviso de greve dos estivadores em Lisboa

A Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas anunciou que solicitou ao Governo da República a implementação de novos serviços mínimos no transporte marítimo de mercadorias entre o continente e os Açores.

Governo solicita novos serviços mínimos perante novo pré-aviso de greve dos estivadores em Lisboa

Autor: Ana Carvalho Melo

De acordo com nota do executivo regional, Ana Cunha revelou que, tendo em conta o pré-aviso para um novo período de greve do Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística (SEAL), de 9 a 30 de março, “a Região já interveio novamente junto do Governo da República, no âmbito deste novo pré-aviso”.

“Viemos de um período de greve que teve início a 19 de fevereiro e termina a 9 de março, em que foram fixados determinados serviços mínimos, tendo em conta as nossas preocupações e as especificidades da Região”, mas nesta segunda greve ”estamos preocupados, porque entendemos que os efeitos poderão ser mais gravosos”, até porque “surgem na continuidade de um período grande de três semanas, em que tivemos só com serviços mínimos”, frisou a Secretária Regional.

A titular da pasta dos Transportes adiantou que, “daquilo que também nos é dado a entender, do pré-aviso de greve, são afetados mais terminais do que no primeiro período, nomeadamente em Lisboa, e com reflexos também em Setúbal”.

Esta situação “levou a que, de imediato também, junto do Governo da República, pedíssemos novamente a fixação de serviços mínimos que assegurassem a continuidade do abastecimento às nove ilhas”, já que “o transporte marítimo de mercadorias é vital”, salientou Ana Cunha.

“Não temos alternativa, não temos ferrovia, não temos transportes terrestres e, nesse sentido, e porque já vimos de um período bastante prolongado de greve, voltámos a intervir junto do Governo da República, manifestando as nossas preocupações e solicitando particular atenção na definição dos serviços mínimos para a Região”, afirmou.

Os serviços mínimos são definidos por despacho conjunto do Ministério das Infraestruturas e Habitação e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, sendo que, “à semelhança do que foi feito para o período anterior, serão novamente fixados da mesma forma, que é a forma legal”, referiu Ana Cunha.

Além do pedido de fixação de serviços mínimos, a Secretária Regional revelou que o Executivo também tem estado atento "aos serviços que têm sido prestados neste período, já em curso, de greve e de serviços mínimos".

"Temos estado a acompanhar eventuais contingências que têm acontecido, e que inclusivamente nos podem levar a pedir a fiscalização do cumprimento desses serviços mínimos no período atual”, afirmou Ana Cunha.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados