Autor: Lusa/AO Online
"São 950 mil euros, este ano, para os nossos estudantes para propinas e para bolsas de estudo e 800 mil euros de financiamento para apoiar a tripolaridade da Universidade dos Açores. É um investimento direto do Governo Regional dos Açores na Universidade de um milhão e 700 mil euros", afirmou Artur Lima.
O vice-presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) falava, em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, após uma audiência com a reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal.
Artur Lima destacou o apoio destinado aos estudantes, salientando que, numa região que tem "a menor taxa de licenciados do país", o Governo Regional "procura responder, conjuntamente com a Universidade dos Açores, a este desafio".
"Nós não podemos estar na cauda do país e da Europa no número de licenciados", vincou o governante, que é também o responsável pela pasta da Ciência na região.
Artur Lima explicou que o apoio às propinas "é excecional", para ajudar os estudantes que não têm capacidade para assegurar o pagamento dos seus estudos e alojamento.
"O Governo da República tem de perceber que estamos a dar um passo fundamental na coesão territorial e social. Mas, o Governo da República tem que tratar com discriminação positiva a Universidade dos Açores. O ensino superior é de responsabilidade nacional e o Governo tem que financiar mais, em quantidade, e melhor, a Universidade dos Açores", sustentou Artur Lima.
O vice-presidente do Governo dos Açores garantiu ainda que o executivo "está aberto" a novos projetos da academia açoriana e vai estabelecer "uma parceria muito profícua" com a Universidade.
A reitora da Universidade dos Açores assegurou que a academia pretende "prosseguir o caminho de crescimento da produção científica", revelando o objetivo de, em parceria com o Governo Regional, construir um centro académico clínico.
Segundo Susana Mira Leal, este centro será dedicado à investigação, ao ensaio clínico e à formação na área da saúde.
"Manifestei o interesse da Universidade em constituir, no âmbito da sua incubadora de empresas, um verdadeiro centro de transferência de conhecimento e que isso possa alavancar a capacidade que o tecido empresarial tem na região", acrescentou.
A reitora adiantou ainda que a Universidade dos Açores vai investir no ensino à distância, nomeadamente nas pós graduações, numa primeira fase, e, posteriormente, nos mestrados.
"A Universidade está a empreender o processo de levantamento das exigências e necessidades e a procurar os parceiros que podem ajudar com conhecimento e instalação do próprio laboratório de ensino a distancia que queremos montar", explicou Susana Mira Leal.