Governo Regional culpa Israel por impedimentos a exportação de gado bovino

 Governo Regional culpa Israel por impedimentos a exportação de gado bovino

 

Lusa/AO Online   Regional   9 de Dez de 2011, 07:13

O Governo dos Açores devolveu hoje às autoridades de Israel as acusações relativas aos problemas que têm impedido a exportação de gado bovino do arquipélago português para aquele país do Médio Oriente.

"São as autoridades israelitas que não têm dado seguimento ao processo que permitirá a exportação de gado bovino dos Açores para aquele país", refere uma nota da Secretaria Regional da Agricultura, divulgada na sequência de declarações do embaixador de Israel em Portugal.

O diplomata israelita referiu que as autoridades do seu país aguardavam o contacto português para a concretização da exportação de gado bovino para Israel.

O Governo dos Açores salienta, no entanto, que as autoridades israelitas, através de uma alteração legislativa, definiram um processo com "sete ou oito passos" para concretizar a exportação.

"Em agosto, no cumprimento de um desses passos, as autoridades portuguesas enviaram a Israel um questionário", revela o executivo açoriano, acrescentando: "só mediante uma resposta de Israel, o que não aconteceu até agora, é que Portugal poderá formalizar um convite para a realização de uma missão ao nosso país e não o inverso".

Nesse sentido, salienta que "convidar os israelitas para uma missão a Portugal antes da resposta ao questionário seria contrariar a ordem processual determinada pelas próprias autoridades de Israel".

A missão em causa destina à certificação das autoridades sanitárias portuguesas por Israel, recordando o Governo dos Açores que chegou a estar prevista para abril de 2010 e "não se concretizou por manifesto desinteresse de Israel".

O executivo açoriano salienta ainda que, de forma informal, o Gabinete de Planeamento e Política do Ministério da Agricultura tem conhecimento que o importador israelita mantém o interesse no processo, tendo obtido a concordância do operador açoriano para a realização da operação de exportação de gado bovino dos Açores para Israel.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.