Açoriano Oriental
Economia
Governo prorroga prazo de candidaturas à Linha de Crédito Açores Investe II
O Governo dos Açores decidiu prorrogar por mais 90 dias o prazo de candidaturas à Linha de Crédito Açores Investe II, alargando assim o prazo até 12 de Março de 2012, revela nota do GACS.
Governo prorroga prazo de candidaturas à Linha de Crédito Açores Investe II

Autor: Ana Carvalho Melo
Esta Linha de Crédito criada pelo Governo Regional que visa contribuir e estimular as instituições financeiras a retomarem progressivamente a concessão de crédito às empresas tem assumido um papel muito importante na economia regional, tendo já sido aprovados apoios a mais de 300 empresas totalizando um financiamento global superior a 12 milhões de euros.

Recorde-se que esta Linha tem como objectivo fundamental o apoio à tesouraria das empresas, reforço do seu fundo de maneio e capitais permanentes, assegurando financiamentos até 25.000 euros para micro empresas, 50.000 euros para as pequenas empresas e 300.000 euros para as médias e grandes empresas, sendo o prazo de amortização até 8 anos, com um período de carência de reembolso até 18 meses. Além disso, ainda como um grande benefício adicional para as empresas, o Governo dos Açores assume na totalidade os juros destes financiamentos, na componente do “spread”, suportando as empresas apenas os custos com o indexante.

Nesse âmbito, o Governo dos Açores assume, conjuntamente com a Sociedade de Garantia Mútua - Garval, a garantia de 75% dos empréstimos concedidos às micro e pequenas empresas e 60% às médias e grandes empresas. Desse modo, o risco dos financiamentos a conceder é substancialmente reduzido para os bancos, assumindo o Governo Regional o risco de um eventual incumprimento.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados