Açoriano Oriental
Governo interdita o acesso viário à Fajã da Ferraria

O Governo dos Açores determinou a interdição imediata da via de acesso à  Fajã da Ferraria, a partir do miradouro da ilha Sabrina, na ilha de São Miguel.

Governo interdita o acesso viário à Fajã da Ferraria

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

De acordo com nota do Gacs, esta interdição foi decidida na "sequência de uma avaliação do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) às condições de segurança do talude sobranceiro à via de acesso à Ferraria, solicitada pela Direção Regional do Ambiente devido a vários sinais de instabilidade".



Os desabamentos ocorridos nos últimos dias envolveram o despreendimento de vários blocos rochosos de diferentes tamanhos que alcançaram os dois lanços inferiores da estrada, provocando danos no pavimento.



De acordo com o relatório preliminar do LREC, o talude "continua a apresentar sinais de precariedade, com a frequente queda de detritos rochosos de pequenas dimensões para a via pública, sendo que a rotura ocorrida deixou em situação de potencial instabilidade vários blocos rochosos que podem desprender-se a qualquer momento, colocando os utilizadores da via vulneráveis ao perigo ali existente", lê-se na nota.



Com base no relatório do LREC, a Direção Regional do Ambiente determinou a execução imediata de medidas mitigadoras para garantir a estabilidade do setor afetado, nomeadamente o saneamento de blocos destacados e em situação de instabilidade e a colocação de redes metálicas fixadas com pregagens.



"A interdição do acesso à Fajã da Ferraria vigorará pelo tempo estritamente necessário para a correta e adequada implementação das medidas necessárias a repor a segurança naquela via".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados