Açoriano Oriental
Governo dos Açores pede empenho na manutenção do destino turístico sustentável

A secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores apelou, esta segunda-feira, ao empenho dos parceiros sociais na manutenção da região como destino turístico sustentável, alegando que a certificação deve sempre ser “encarada como um novo começo”.

Governo dos Açores pede empenho na manutenção do destino turístico sustentável

Autor: Lusa/AO Online

“Este é um processo contínuo que tem de envolver um conjunto ainda mais alargado de entidades e cidadãos, cada vez mais sensibilizados da responsabilidade de elevar sempre o nome Açores aos mais elevados padrões de sustentabilidade”, afirmou Marta Guerreiro.

A governante falava na reunião do Comité Consultivo para a Sustentabilidade do Destino Turístico Açores, em que participou por videoconferência.

Em dezembro de 2019, os Açores foram certificados pela EarthCheck como destino turístico sustentável, sendo “o primeiro arquipélago e a única região de Portugal com esta certificação”.

A responsável pela tutela do Turismo nos Açores sublinhou os elogios deixados à região, destacando o envolvimento de um leque alargado de intervenientes no processo, a estratégia de comunicação e a recolha de documentação.

“Os auditores congratularam a região, por ter sido a primeira vez que identificaram tão poucas não-conformidades numa primeira auditoria num destino”, realçou Marta Guerreiro.

Numa reunião em que apresentou a revisão do processo e o ponto de situação da certificação, bem como o progresso das ações do plano de ação 2020-2027, a secretária regional defendeu que os Açores “têm feito um caminho ímpar” no turismo sustentável.

“Somos um exemplo de boas práticas nesta área, com uma notoriedade internacional muito positiva, por também desenvolvermos um trabalho plenamente alinhado com os padrões internacionais de sustentabilidade”, salientou.

Segundo Marta Guerreiro, os Açores vão de encontro às motivações de quem opta por “destinos que oferecem condições de segurança sanitária associadas a uma oferta de descanso e lazer desmassificada e com elevado contacto com a natureza”.

“Estes fatores são cada vez mais primordiais na tomada de decisão dos nossos visitantes, posicionando-se, muitas vezes, à frente do fator preço; uma procura à qual os Açores respondem perfeitamente, pela estratégia já desenvolvida e incorporada na nossa forma de comunicação com este perfil de visitantes”, frisou.

O Comité Consultivo para a Sustentabilidade do Destino Turístico Açores, que se reúne, pelo menos, uma vez por ano, integra várias entidades públicas, associativas e privadas, ligadas ao turismo, ao setor primário, à cultura e ao conhecimento científico, entre outras áreas.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados