Açoriano Oriental
Governo dos Açores apoia agricultores na aquisição de alimento para os animais

O Governo dos Açores vai conceder apoios extraordinários para aquisição de concentrado fibroso, palha, feno e luzerna para alimentação do efetivo pecuário da região, devido aos efeitos da seca que se verificou no outono de 2024

Governo dos Açores apoia agricultores na aquisição de alimento para os animais

Autor: Lusa/AO Online

A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural publicou no Jornal Oficial as portarias que regulamentam os apoios financeiros, com caráter extraordinário, para aquisição de concentrado fibroso destinado à alimentação do efetivo pecuário da Região Autónoma dos Açores e para aquisição de palha, feno na forma prensada e luzerna para diversificar a alimentação dos animais.

Segundo a portaria que regulamenta a compra de concentrado fibroso, é concedido um apoio de 10 cêntimos por quilograma para as ilhas de São Miguel e Terceira e de 12 cêntimos para as restantes ilhas, até ao máximo de 881.500 quilogramas a nível regional.

O quantitativo de concentrado fibroso “é distribuído por todas as ilhas tendo por base o efetivo bovino existente, expresso em número de cabeças normais”, sendo que, “em função dos consumos verificados, poderá proceder-se à reafetação das quantidades distribuídas entre ilhas”.

Já de acordo com o texto da portaria que regulamenta a atribuição de um apoio financeiro, com caráter extraordinário, para a aquisição de palha, feno na forma prensada e luzerna para diversificar a alimentação do efetivo pecuário dos Açores e minimizar a escassez de alimento disponível, “fruto da manifesta seca que se verificou ao longo do período de outono de 2024”, a medida destina-se às cooperativas que importam e comercializam os referidos produtos.

Neste caso, é concedido um apoio de 10 cêntimos por quilograma de palha, feno e luzerna na forma prensada comercializadas, “até ao montante máximo de 2.700 toneladas a nível regional”.

O quantitativo é distribuído por todas as ilhas, tendo por base o efetivo bovino existente, e, “em função dos consumos verificados, poderá proceder-se à reafetação das quantidades distribuídas entre ilhas”, lê-se.

As duas portarias, assinadas pelo secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, entram em vigor no dia seguinte ao da sua publicação, ou seja, quarta-feira.

O Conselho do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), reunido no dia 03 de abril, na ilha de São Jorge, onde terminou uma visita estatutária, aprovou os subsídios financeiros extraordinários para a “aquisição de concentrado fibroso destinado à alimentação do efetivo pecuário" e para a compra de “palha, feno na forma prensada e luzerna para diversificar a alimentação” dos animais.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.