Açoriano Oriental
Governo diz que "tudo fará" para evitar novos atrasos no abastecimento às Flores

O Governo dos Açores assegurou que está a “monitorizar permanentemente o transporte marítimo de carga” para “ultrapassar as dificuldades” que têm surgido no abastecimento à ilha das Flores.

Governo diz que "tudo fará" para evitar novos atrasos no abastecimento às Flores

Autor: Lusa/AO online

“O Governo Regional garante que tudo fará, junto do armador, para que o navio escale o porto das Lajes das Flores nas datas definidas, tanto que o navio, esta semana, operará na data calendarizada, isto é, hoje, 14 de julho”, refere o executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM numa nota de imprensa divulgada no portal oficial.

De acordo com o Governo, “os atrasos ocorridos nas ligações entre Ponta Delgada e Lajes das Flores devem-se, essencialmente, às obras em curso no porto de Ponta Delgada, que são causadoras de algumas entropias no sistema de transportes”.

Na nota de imprensa, o executivo refere ter “conhecimento dos atrasos do navio que efetua o transporte de mercadorias entre Ponta Delgada e as Lajes das Flores”.

“Face ao sucedido, o Governo dos Açores encontra-se a monitorizar permanentemente o transporte marítimo de carga, agindo junto dos armadores, e de forma totalmente solidária com os florentinos, no sentido de encontrar a melhor solução para ultrapassar as dificuldades que têm surgido”, acrescenta.

Na terça-feira, o BE/Açores questionou o Governo Regional sobre os “recorrentes atrasos” no transporte marítimo de mercadorias para a ilha das Flores, pedindo garantias de que “não se repetem”.

“O BE considera que os recorrentes atrasos no transporte marítimo de mercadorias para a ilha das Flores não são aceitáveis e quer garantias do Governo de que os atrasos que não sejam provocados exclusivamente devido a condições meteorológicas adversas não se voltam a repetir”, lia-se no comunicado.

De acordo com o BE, o contrato para o transporte marítimo regular de mercadorias para a ilha das Flores estabelece o mínimo de uma viagem a cada período de 15 dias.

Na semana passada, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, também na ilha das Flores, pediu ao Governo Regional que seja reposta a normalidade no serviço de transporte de mercadorias.

José Carlos Mendes recordou que o navio expressamente alugado para fazer a ligação Ponta Delgada – Flores “tem por obrigação escalar o porto das Lajes das Flores, quinzenalmente”, às quintas-feiras, mas, “desde há algum tempo, a escala não está a ser cumprida, por atrasos do navio”.

“Na última viagem, deveria ter escalado a ilha no dia 30 do mês de junho, só chegando no dia 04 de julho, ou seja, na segunda-feira da semana seguinte”, recordou.

Antes, a Câmara Municipal das Lajes das Flores também já tinha alertado o Governo dos Açores para a necessidade de “regularizar” o abastecimento do transporte marítimo de mercadorias à ilha.

O município considerou que a ilha das Flores “tem sido confrontada desde o furacão Lorenzo [em 2019] com irregularidades no transporte marítimo de mercadorias, que muito tem afetado o regular abastecimento, com consequências negativas para a economia, para a sustentabilidade do tecido económico e para a qualidade de vida dos florentinos”.

A passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, em outubro de 2019, causou a destruição total do porto das Lajes das Flores, o que colocou em risco o abastecimento ao grupo Ocidental, composto pelas ilhas das Flores e do Corvo.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados