Governo aprova medidas de incentivo ao microcrédito

O Governo aprovou hoje um decreto-lei que introduz no ordenamento jurídico português a possibilidade de constituição de sociedades especificamente vocacionadas para o microcrédito.


“O que pretendemos é criar uma nova possibilidade que neste momento a lei não concede e que é a de se constituírem sociedades específicas e vocacionadas para a atribuição de microcrédito”, afirmou o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.

Em conferência de imprensa do Conselho de Ministros, o governante ressalvou que “o microcrédito é cada vez mais importante para o apoio de todas as actividades económicas, aparentemente de menos significado no conjunto da economia, mas apesar de tudo com importante relevância no plano do emprego”.

Com excepção das sociedades financeiras de corretagem, que podem conceder crédito para finalidades muito específicas, o ordenamento jurídico português não contempla actualmente a existência de sociedade financeiras especificamente vocacionadas para o microcrédito.

PUB

Premium

O setor da produção de carne de bovino continua a ganhar importância na economia da Região Autónoma dos Açores e o reflexo disso é o aumento da procura de bovinos para abate e expedição em vida. A falta de animais nos mercados nacionais e internacionais é uma janela de oportunidade que o setor e os produtores açorianos podem aproveitar no curto prazo para aumentar os seus rendimentos