Golo solitário de Jonas dá triunfo ao Benfica em Setúbal

Um golo de Jonas garantiu este sábado ao Benfica um triunfo, por 1-0, sobre o Vitória de Setúbal, em partida da 12.ª jornada da I Liga de futebol, realizada no Estádio do Bonfim, onde os 'encarnados' esbanjaram oportunidades e acabaram em apertos.



Com a sua terceira vitória seguida no campeonato, as 'águias' ascenderam provisoriamente à terceira posição, ultrapassando o Sporting, que só domingo entra em ação na receção ao Desportivo das Aves.

A equipa de Rui Vitória teve as melhores ocasiões do encontro para marcar, mas a finalização esteve longe de ser a desejada, como ilustram as várias oportunidades desperdiçadas, sobretudo por Rafa, e ainda passou por um momento de aflição perto do final, valendo-lhe a atenção do guarda-redes Vlachodimos.

Na cobrança de livres, o Vitória de Setúbal foi a primeira equipa a aproximar-se da baliza contrária, mas foi o Benfica a criar o primeiro lance de perigo, aos 13 minutos, num livre direto a castigar o guarda-redes Cristiano por ter jogado a bola fora da área. Em zona frontal, Jonas rematou contra a barreira sadina.

Depois do aviso, o avançado brasileiro, numa fase em que as o Benfica já tinha o ascendente do jogo, Jonas, que marcou na I Liga pela quarta jornada consecutiva, inaugurou o marcador, aos 17 minutos, num remate desferido no interior da área de baliza, após assistência de Gedson na esquerda.

A perderem por 1-0, os sadinos responderam num remate cruzado de Berto, aos 21 minutos, que levou a bola a passar perto do poste esquerdo da baliza de Vlachodimos. Também de meia distância, mas mais perigoso, foi o remate cruzado de Grimaldo, volvidos dois minutos, que levou a bola a passar perto do poste esquerdo.

Antes do intervalo, o Benfica esteve perto de ampliar a vantagem quando Zivkovic, aos 29 minutos, acertou no poste esquerdo da baliza vitoriana. Aos 36, o mesmo jogador foi determinante ao ajudar a defesa da sua equipa ao cortar ‘in extremis’ a bola quando Éber Bessa se preparava para atirar à baliza das ‘águias’.

Em vantagem no marcador, os comandados de Rui Vitória, que tinham terminado a primeira parte com um remate de Gedson sobre a trave, continuaram a visar a baliza contrária. Aos 51 minutos, após boa jogada de ataque dos benfiquistas, Zivkovic cruzou da esquerda, mas ninguém a surgiu para a desviar.

Aos 57, o Vitória de Setúbal respondeu por Jhonder Cádiz, que já no interior da área viu Gedson impedir-lhe o remate. Na sequência do lance, a bola sobrou para o avançado venezuelano, que cruzou com perigo, mas André Almeida afastou.

Numa fase viva do encontro, aos 58, o Benfica voltou a ficar perto do golo, quando Rafa, servido por Jonas, foi displicente ao rematar sobre a trave da baliza defendida por Cristiano.

Aos 68 minutos, o guarda-redes do conjunto setubalense fez a defesa da noite ao estirar-se para travar um remate colocado de Rafa que, mais uma vez, não foi eficaz na finalização. Aos 79, foi a vez de Zivkovic testar a atenção do guardião.

Apesar da pressão final do Vitória de Setúbal, que ficou perto do golo aos 89 minutos, quando Vlachodimos defendeu um cabeceamento de Jhonder Cádiz, o Benfica segurou a vantagem de um golo, que lhe permitiu sair do Bonfim com três pontos.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares