GNR apreende 92 quilos de pescado e artes de pesca proibidas na ilha Terceira

A GNR apreendeu 92 quilos de pescado e artes de pesca proibidas, na Ilha Terceira, nos Açores, revelou aquela força policial.



“No âmbito de uma ação de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque, transporte e comercialização de pescado fresco, os militares da Guarda abordaram e fiscalizaram uma embarcação licenciada para a prática da pesca lúdica, tendo verificado que a mesma exercia a prática da pesca lúdica utilizando artes de pesca proibidas, designadamente palanque de fundo”, descreve a GNR, em comunicado.

Durante a ação, “foram apreendidas as artes de pesca proibidas, bem como 92 quilos de pescado capturado com recurso às mesmas”, avançou o Comando Territorial dos Açores da GNR.

A apreensão, que contou com a colaboração da Inspeção Regional das Pescas, ocorreu na quinta-feira.

O pescado apreendido, “depois de submetido à verificação higiossanitária, foi entregue a várias instituições de solidariedade social”.

A GNR identificou um homem de 35 anos, “tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação”.

Em comunicado, a autoridade salientou que “os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais”.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares