Açoriano Oriental
Consulados
Funcionários nos EUA iniciam hoje greve de três dias pro causa dupla tributação
Os cerca de 60 funcionários dos consulados de Portugal nos Estados Unidos iniciam hoje uma greve de três dias por considerarem que estão por resolver problemas relacionados com a dupla tributação de que foram alvo.

Autor: Lusa/Ao online
Apesar de reembolsos já terem começado a ser pagos, os funcionários consideram que há problemas, como o dos trabalhadores contratados, que ainda continuam por resolver, segundo o Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE).

    Os funcionários consulares naquele país, que sempre descontaram o IRS em Portugal, foram surpreendidos, em Janeiro passado, quando as finanças norte-americanas os informaram que tinham obrigações fiscais para com os Estados Unidos e não para com Portugal, ao abrigo de uma convenção assinada entre os dois países.

    Os montantes em causa atingem valores entre os 80 mil e os 90 mil dólares (55 mil e 61 mil euros), segundo o STCDE.

    De acordo com o sindicato, os reembolsos aos funcionários dos quadros do Ministério dos Negócios Estrangeiros já começaram a ser feitos.

    Por resolver continuam as compensações dos 10 trabalhadores contratados que nunca descontaram para o IRS, mas a quem o fisco norte-americano também está a exigir os pagamentos, e dos funcionários reformados, que também foram alvo de dupla tributação.

    Nos Estados Unidos existem consulados em São Francisco, Boston, Providence, Nova Bedford, Nova Iorque, Newark e uma secção consular na embaixada em Washington.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados