Autor: Arthur Melo
A intensão foi manifestada através de uma circular tornada pública pelo site sportsmotores.com. “Com
a possibilidade do Calendário Desportivo Nacional de 2020 se poder
prolongar até 31 de Janeiro de 2021, informamos que as regulamentações
desportivas manter-se-ão inalteradas no ano 2021, ainda que possam ser
sujeitas a ajustes de pormenor por questões técnicas ou de segurança”,
lê-se no ponto 7 do documento.
Na mesma missiva, a FPAK prevê o
regresso das competições no próximo mês de junho e, ao mesmo tempo, deu
conta das regras que vão ser adotadas na remarcação das provas que
entretanto já foram adiadas, devido à pandemia de Covid-19. Eventos que
terão de ser reagendados até 30 de abril.
Assim, a prioridade na
escolha das futuras datas será a seguinte: primeiro as competições FIA,
seguidas pelas competições FPAK, sendo que “a primeira competição
suspensa do Calendário Desportivo Nacional de cada um dos Campeonatos
será a primeira com a opção da remarcação, seguido da segunda e assim
sucessivamente”.
Nesta linha, as provas que entretanto estão no topo
da prioridade para a sua remarcação são o WRC Rally de Portugal, prova
do Mundial, seguida do Azores Rallye, prova do Europeu da modalidade.
O
Grupo Desportivo Comercial já fez avançar a data de 17, 18 e 19 de
setembro para a realização do seu evento, estando a aguardar aprovação
por parte da FIA. Esta proposta vai, todavia, obrigar à reorganização do
calendário do Campeonato dos Açores de Ralis, já que coincide com a
data do Rali Ilha Lilás. Além disso, em cima da mesa está ainda o
possível adiamento do Rali Sical, a 1 e 2 de maio.