Açoriano Oriental
Formação aos profissionais dos Gabinetes Locais de Apoio ao Cuidador Informal regressa em julho

Vai ser retomada em julho, a formação aos profissionais da área da saúde e da área social que vão integrar os Gabinetes Locais de Apoio ao Cuidador Informal nos 19 concelhos da Região.

Formação aos profissionais dos Gabinetes Locais de Apoio ao Cuidador Informal regressa em julho

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Em resultado das condicionantes provocadas pela situação que se vive na Região devido ao surto de Covid-19, a formação foi interrompida em março, retomando agora com as duas formações em falta aos técnicos que vão integrar as equipas, aproveitando-se para efetuar um reforço formativo ao primeiro grupo já formado, explica o executivo em nota.

A formação visa transmitir aos técnicos informação sobre as ferramentas criadas no âmbito desta iniciativa (Bolsa de Cuidadores, Cartão de Cuidador, Apoio Financeiro) e a forma como os Gabinetes vão funcionar, assim como os procedimentos que estas equipas devem adotar em cada situação e os indicadores a utilizar para a avaliação deste processo.

Com isto, pretende-se dotar os técnicos de competências/ferramentas para avaliar as condições dos cuidadores para o exercício dessa tarefa, assim como para capacitar os cuidadores para a função de cuidar de modo adequado, de forma a garantir mais qualidade de vida para si e melhores cuidados para a pessoa cuidada.

Com esta alteração, o Governo dos Açores estabeleceu uma nova data para a abertura dos Gabinetes Locais de Apoio ao Cuidador Informal, prevendo-se que estejam em pleno funcionamento no mês de setembro.

Assim, o cartão de identificação de cuidador informal e o pedido de acesso ao apoio financeiro podem ser solicitados a partir do mês de setembro do corrente ano nos gabinetes de apoio de cada concelho.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados