Açoriano Oriental
FMI prevê que um terço da economia mundial vai estar em recessão este ano

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, alertou que um terço da economia mundial vai estar em recessão este ano, incluindo metade da União Europeia.

FMI prevê que um terço da economia mundial vai estar em recessão este ano

Autor: Lusa/AO Online

"Para a maior parte do mundo [2023] vai ser um ano difícil, mais difícil do que aquele que deixamos para trás", já que as três grandes economias - os Estados Unidos , a União Europeia e a China - "estão a abrandar em simultâneo", disse Kristalina Georgieva, em entrevista à CBS.

A Diretora-Geral prevê que metade dos países da União Europeia, cuja economia foi "severamente atingida" pela guerra na Ucrânia, entrarão em recessão em 2023.

Kristalina Georgieva vê, por outro lado, a economia dos EUA como mais "resiliente", mostrando-se confiante de que o país possa ajudar a "sustentar o mundo num ano muito difícil".

Sobre a China, a responsável refere que os efeitos da sua política 'zero covid' farão com que o seu crescimento económico seja “igual ou inferior” ao crescimento mundial, provocando um impacto negativo na sua economia, na da região e do mundo em geral.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados