Escola

Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Dia Internacional das Florestas

Florestas ontem e hoje: o Pinhal de D. Dinis

No âmbito das comemorações do dia 21 de março, Dia Internacional das Florestas, consideramos importante destacar o Pinhal de D. Dinis. Queremos relembrar a sua história, que remonta ao final do século XIII, em Leiria, e o seu valor, que atravessa o tempo até à atualidade, tendo em conta a degradação mundial do ambiente e a redução das áreas florestais.


Apesar de predominar a ideia de que o Pinhal de Leiria tinha sido mandado plantar por D. Dinis (1279-1325), foi o seu pai, D. Afonso III (1248-1279), o responsável pela sua plantação no século XIII. No entanto, há ainda quem acredite que D. Sancho II (1223-1248) foi o pioneiro deste projeto. Os motivos da sua criação prenderam-se com a tentativa de impedir o avanço e a deterioração das dunas, bem como proteger os terrenos agrícolas da sua degradação devido às areias transportadas pelo vento. 

Na história do Pinhal de Leiria ocorreram três incêndios: o primeiro em 1824, que destruiu 5000 hectares; noventa e dois anos depois, um segundo incêndio mais pequeno que destruiu 150 hectares e, mais recentemente, em 2017, o terceiro e último incêndio que devastou 86% da área do pinhal, consagrando-se o mais destruidor. Em 2018, alegou-se que este grande incêndio fora causado por um grupo de madeireiros conhecidos como “Máfia do Pinhal”.

O Pinhal de D. Dinis foi muito importante para os Descobrimentos Marítimos, pois a madeira dos pinheiros era usada para a construção de embarcações. A resina destes pinheiros foi também usada para proteger as caravelas. Ainda existem os fornos utilizados no seu fabrico. Passados cinco anos do grande incêndio de 2017, infelizmente continuam a persistir graves problemas de reflorestação, de falta de limpeza do mato e de árvores queimadas, não esquecendo a multiplicação de espécies invasoras, tais como a acácia.

Mais lidas

Nenhum artigo disponível para leitura.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
Escola Profissional da Povoação
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
Escola Secundária da Lagoa
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto. Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Trump ainda admite guerra com regime de Caracas
Trump ainda admite guerra com regime de Caracas
O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que “não descarta” a possibilidade de uma guerra com a Venezuela, dias depois de ter ordenado um bloqueio a petroleiros daquele país e de bombardeamentos a embarcações no Mar das Caraíbas
PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024