Açoriano Oriental
Festival do Ananás dos Açores quer potenciar produção emblemática da região

Um concurso para eleger o melhor ananás e um 'show-cooking' são algumas das atrações do Festival do Ananás da Fajã de Baixo, que quer potenciar uma produção centenária e emblemática daquela freguesia da ilha de São Miguel.

Festival do Ananás dos Açores quer potenciar produção emblemática da região

Autor: AO Online/ Lusa

“O Festival do Ananás, que decorre nos dias 14 e 15, tem por objetivo divulgar a freguesia da Fajã de Baixo, que é pioneira no cultivo do ananás, e o evento tem também um caráter lúdico, educativo e gastronómico”, disse à agência Lusa a presidente da Associação Turística e Cultural e Desportiva da Fajã de Baixo (ATURCULDESP) - entidade que organiza a iniciativa -, Ana Paula Mendonça.

A responsável sublinhou que, após o sucesso da primeira edição, o festival volta a realizar-se este ano tendo como ambição “a entrada para o calendário oficial dos eventos dos Açores”.

“O ananás é e será sempre o ingrediente principal desta iniciativa”, frisou Ana Paula Mendonça, referindo que a edição deste ano conta com um concurso no dia 14 para eleger o melhor ananás, com a colaboração do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA).

A cultura do ananás está certificada como a Denominação de Origem Protegida.

Um regulamento do concurso "está a ser enviado a todos os produtores que estão a ser convidados para se inscreverem".

A iniciativa vai avaliar "o fruto em várias vertentes, desde o seu aspeto, a cor, o sabor, e o júri vai também analisar a coroa”, acrescentou Ana Paula Mendonça.

Durante o festival haverá um 'show-cooking' (demonstração) e um 'cocktail' da responsabilidade do restaurante, uma palestra a cargo de uma nutricionista com o tema “Ananás, muito mais do que uma fruta”, um espaço de conto dedicado a crianças dos 04 aos 12 anos e uma área de expressão plástica.

“A ideia é divulgar uma freguesia que é pioneira no cultivo, mas também fazer um marco no roteiro turístico, fazer com que essa freguesia seja também falada a nível cultural e turístico tendo como mote a figura do ananás e fazendo um roteiro turístico e gastronómico da freguesia”, salientou a presidente da associação cultural.

A apresentação do novo logótipo e a entronização de dois sócios honorários (a Junta de Freguesia da Fajã de Baixo e a Casa de Povo) completam a programação do festival, que vai também homenagear o comediante José Manuel Machado.

"O festival na sua primeira edição, em 2018, foi inserido nas festas da padroeira da freguesia de Nossa Senhora dos Anjos e concluímos que foi um evento de grande sucesso pela adesão dos residentes, visitantes e até turistas. Este ano realizamos a iniciativa noutro mês com o objetivo de ser mais um marco dinâmico para a freguesia", salientou, indicando ainda que durante o evento haverá animação musical e exposições de produtos regionais e artesanato com adereços dedicados ao ananás.

O festival decorre na Casa do Povo da Fajã de Baixo, no concelho de Ponta Delgada, e o evento conta com a parceria da junta de freguesia.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados