Açoriano Oriental
Festas do Bom Jesus da Pedra com programação “abrangente”

Festas do Senhor Bom Jesus da Pedra, que irão ocorrer de 21 a 28 de agosto, terão um “conjunto de atividades abrangentes e intergeracionais”, diz Eugénia Leal

Festas do Bom Jesus da Pedra com programação “abrangente”

Autor: Rafael Dutra

As Festas do Senhor Bom Jesus da Pedra estão de regresso de 21 a 28 de agosto ao concelho de Vila Franca do Campo, em festividades que além de um cariz religioso têm também dinâmicas desportivas, lúdicas e musicais.

Apesar da programação iniciar já estes sábado e domingo, com regatas de caiaques e de vela, respetivamente, do Clube Naval de Vila Franca do Campo, as festas iniciam-se formalmente quarta-feira, dia 21, com sessão solene de abertura, que contará com a participação de João Manuel Santos Narciso como orador, que irá falar “sobre a Vila e a sua Fé”, explica a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, em declarações ao Açoriano Oriental.

No dia seguinte, ocorrerá, às 21h00, a 10.ª edição do Festival das Sopas, que este ano será realizado no Mercado Municipal “conferindo assim maior dignidade a este evento com um espaço mais adequado”, adianta Eugénia Leal.

Na sexta-feira irá decorrer à meia-noite uma serenata ao Senhor Bom Jesus das Pedras, por grupos de cantadores locais junto à Igreja da Misericórdia.

Já no sábado, dia 24, irão ocorrer diversos eventos como “o batismo dos caiaques, no adro da Igreja da Matriz”,  que consiste no abençoar dos caiaques da vila.

“Neste mesmo adro será feita uma exposição fotográfica sobre o ‘Irró 2023’, que se prende com a festa dos pescadores em honra de São Pedro Gonçalves”, prossegue a provedora da Santa Casa de Vila Franca, referindo ainda que à noite ocorrerá a saída da Imagem’, um  momento muito participado.

No domingo, dia 25, pelas 09h30 haverá uma missa solene com o Bispo Emérito de São Tomé e Príncipe, D. Manuel António Mendes dos Santos, que depois presidirá a procissão pelas 18h00.

Depois, na segunda-feira, a comunidade irá participar de “uma forma mais diferenciada”, com “oferendas que dão à festa”, e depois “nas arrematações”, que “são sempre muito participadas e animadas pela nossa população, pela comunidade, pelos emigrantes e por todas as pessoas que queriam nela participar”, realça.

Ainda neste dia, pelas 19h45  irá ocorrer o lançamento  da obra ‘Um pouco da História dos Concelhos da Ilha de São Miguel’ do poeta vila-franquense Dinis Furtado Brum.
Nos últimos dois dias de festa, 27 e 28, Eugénia Leal destaca os concertos realizados pela Filarmónica Marcial União Progressista e o músico Saúl.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados