Açoriano Oriental
Federação Agrícola dos Açores pede boa execução orçamental para o setor

O presidente da Federação Agrícola dos Açores, ouvido, esta sexta-feira, pelo executivo regional a propósito do Plano e Orçamento da região, pede que se continue o investimento no setor e apela a uma boa execução orçamental.

Federação Agrícola dos Açores pede boa execução orçamental para o setor

Autor: Lusa/AO Online

“O que é importante é que as verbas sejam bem alocadas e bem executadas. Obviamente, vamos pedir um aumento e um reforço para algumas medidas, […] mas também vamos perceber como está a execução do Plano”, afirmou Jorge Rita, em declarações aos jornalistas, após ter sido recebido pelo presidente do Governo Regional, em audição sobre o Plano e Orçamento para 2020.

O presidente da Federação Agrícola dos Açores lembrou que ainda tem “mais de um mês para dar parecer” e para avaliar para onde é o reforço das verbas deve ser canalizado, mas mencionou algumas medidas já trabalhadas com a secretaria regional, como as reformas antecipadas, o programa de jovens agricultores, o SAFIAGRI - Sistema de Apoio Financeiro à Agricultura) e apoios às cooperativas: “não as de laticínios, porque essas têm sido ajudadas, mas, essencialmente, as outras cooperativas também”, esclareceu.

Jorge Rita considerou importante “continuar o investimento nas infraestruturas agrícolas - caminhos, águas e luz” – e apostar na formação profissional.

“Estamos a sentir grandes dificuldades de mão-de-obra disponível, mas também de mão-de-obra qualificada. Há que articular na região e aproveitar as sinergias possíveis que existem entre algumas escolas de formação e as organizações de produtores têm essa disponibilidade e essa capacidade”, afirmou.

O presidente do Governo dos Açores está hoje a receber em Ponta Delgada os parceiros sociais e os partidos políticos sobre a preparação das propostas do Plano e Orçamento para 2020, que serão apresentadas à Assembleia Legislativa Regional em outubro.

Vasco Cordeiro está acompanhado nos encontros pelo vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, que tutela a área orçamental.

Após esta ronda de audições, a anteproposta de Plano e Orçamento para 2020 será aprovada em Conselho de Governo, a que se seguirá, no final deste mês, a reunião do Conselho Económico e Social da Região Autónoma dos Açores.

Depois de recolhidos os diversos pareceres do Conselho Económico e Social e dos Conselhos de Ilha, o Governo dos Açores reunir-se-á em Conselho para aprovar as propostas de Plano e Orçamento, que serão entregues, no final do mês de outubro, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados