Açoriano Oriental
Covid-19
Fechadas ligações entre ilhas dos Açores mas TAP e Ryanair ainda voam para a região

A SATA suspende, esta quinta-feira, as ligações inter-ilhas nos Açores e também vai deixar de fazer voos de fora da região para dentro, mas a TAP e a Ryanair continuam a operar para São Miguel e para a Terceira.

Fechadas ligações entre ilhas dos Açores mas TAP e Ryanair ainda voam para a região

Autor: Lusa/AO Online

As medidas referentes à SATA foram definidas pelo Governo dos Açores, que agiu enquanto acionista único da empresa, e visam combater a epidemia de Covid-19, que no arquipélago regista três casos positivos (um na Terceira, um em São Jorge e um no Faial).

No que refere à SATA Air Açores, determinou-se, até 31 de março, o encerrar da operação desde as 18 horas locais de hoje, ficando excecionados voos de transporte de carga ou outros de "força maior", devidamente autorizados pela Autoridade de Saúde Regional.

O Governo dos Açores, presidido por Vasco Cordeiro, deu ainda indicações ao conselho de administração da Azores Airlines - ramo da SATA que opera de e para fora dos Açores - para "suspender todas as ligações aéreas do exterior à região", com as mesmas exceções dos voos inter-ilhas.

Contudo, fica ainda em aberto a possibilidade de a empresa voar dos Açores para fora: neste campo, a empresa açoriana anunciou já que iria os seus voos para Toronto, no Canadá, até 14 de abril de 2020, sendo a última rotação no dia 22 deste mês, no domingo.

Casos diferentes sucedem com a TAP e a Ryanair, ambas a operar em São Miguel e na ilha Terceira.

A partir de segunda-feira e até 19 de abril, a empresa portuguesa vai reduzir a sua operação, mas continuará a ter rotações para os Açores: a TAP terá um voo diário de Lisboa para Ponta Delgada (ilha de São Miguel) e três voos semanais de Lisboa para a ilha Terceira.

Já a companhia aérea de baixo custo Ryanair anunciou que a partir da próxima quarta-feira (25 de março) irá suspender todas as viagens na sequência das restrições impostas pelos governos para combater a pandemia de coronavírus, deixando então de fazer as rotas que ligam Lisboa e Porto aos Açores.

As únicas exceções, refere a companhia aérea irlandesa em comunicado enviado na quarta-feira, serão um pequeno número de voos destinados a manter as ligações essenciais, principalmente entre o Reino Unido e a Irlanda.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados