Açoriano Oriental
Faial Filmes Fest homenageia realizador Paulo Rocha
O realizador Paulo Rocha recebeu ontem à noite um ‘prémio de carreira’ durante o arranque oficial do Faial Filmes Fest.
Faial Filmes Fest homenageia realizador Paulo Rocha

Autor: Lusa/AO Online

Segundo Renata Lima, membro do Cineclube da Horta, entidade organizadora do festival, o realizador homenageado manteve uma “animada conversa com o público”, após a exibição, no Teatro Faialense, do filme “Os Verdes Anos”, da sua autoria.

“Foi muito interessante ver o Paulo Rocha falar sobre o cinema em si, e sobre o cinema feito em Portugal, de uma forma tão lúcida”, adiantou Renata Lima, em declarações à Lusa.

Segundo a organizadora, foi “muito gratificante” para o Faial Filmes Fest contar com a presença do prestigiado realizador na ilha, “sobretudo depois de saber que o Paulo Rocha interrompeu a rodagem de um filme para poder vir aos Açores”.

“Não será demais salientar que ele foi aplaudido de pé, no final da exibição do filme, o que o deixou muito contente e sensibilizado”, disse ainda Renata Lima, recordando que este será, certamente, um dos pontos altos da 5ª edição do festival de curtas-metragens das ilhas.

No primeiro dia do Faial Films Fest foi também exibido o documentário “Quatro Paredes e o Mundo”, da autoria de Marc Weymuller, sobre a vida e obra do escritor açoriano Dias de Melo, homenageado neste festival na edição do ano passado.

“Trata-se de um documentário de grande qualidade que deixou o público encantado, quer aqueles que não conheciam o escritor, quer mesmo aqueles que já tinham tido oportunidade de ler algumas das suas obras”, salientou Renata Lima.

Durante o dia de hoje será exibido no Teatro faialense, o filme “Um Amor de Perdição”, do realizador Mário Barroso que, ao contrário do que estava inicialmente previsto, não pôde vir aos Açores devido a motivos de ordem pessoal.

Ainda assim, os amantes da sétima arte terão oportunidade de assistir ao mais recente filme de Mário Barroso, que é também um candidatos aos Óscares de Hollywood.

O programa da noite de terça-feira integra ainda um concerto com Lula Pena, a cantora portuguesa que se classifica 'trovadora do fado', que actua no Faial pela segunda vez.

O Faial Filmes Fest, que se prolonga até domingo, integra ainda um concurso de curtas-metragens, ao qual concorreram 45 películas, seleccionadas de um total de 110 filmes apresentados ao júri.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados