"Expressão do Pensamento" leva escritores à Praia da Vitória

"Expressão do Pensamento" leva escritores à Praia da Vitória

 

Lusa / AO online   Regional   23 de Out de 2007, 11:23

Os escritores portugueses Alice Vieira e Francisco Moita Flores e o jornalista e fotógrafo Carlos Pinto Coelho participam, a partir de sexta-feira, nas conferências sobre “Expressão do Pensamento”, integradas na II Edição do “Praia Outono Vivo” na Praia da Vitória, nos Açores.
Paulo Codorniz, vereador de Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória, disseesta terça-feira à agência Lusa que, no “Praia Outono Vivo”, que decorre até 4 de Novembro, participam cerca de 150 editoras portuguesas, espanholas, cabo-verdianas, angolanas e moçambicanas.

“Vão ser apresentadas novas obras e estar disponíveis cerca de 18 mil livros, das mais variadas áreas, em mais de mil metros quadrados ornamentados por 'cartoons' de Carlos Laranjeira, colaborador da imprensa nacional”, acrescentou.

Ainda segundo Paulo Codorniz, vão ser investidos “cerca de 150 mil euros na promoção de actividades culturais, que envolvem, também, todos os estabelecimentos do centro histórico da cidade da Praia da Vitória”.

“Montras com Arte, que expõem obras de pintura e cerâmica, produzidas por artistas plásticos locais, e a colocação de duas dezenas de esculturas, algumas de grande porte, espalhadas pela cidade”, são outras duas iniciativas que animam o programa.

Durante a feira do livro, decorre o lançamento das obras “Animais Marinhos Perigosos dos Açores”, de João Pedro Barreiro e Vidal Júnior (brasileiro), “Poemas do Mar”, de João Rodrigues, e o de fotografia sobre o vulcão dos Capelinhos (Faial), “Vulcão Aberto”, da autoria de António Silveira com texto de Maria do Céu Brito e notas científicas do vulcanólogo Victor Hugo Forjaz.

Paulo Marques, o corredor de motos que maior número de vezes participou no rali Paris-Dakar, apresenta o livro “Uma Vida de Roda no Ar”.

O programa do “Praia Outono Vivo” inclui, ainda, conferências sobre “os livros da minha vida”, uma abordagem pormenorizada sobre os livros que marcaram os convidados Reis Leite, investigador e antigo presidente do parlamento açoriano, Francisco Coelho, político, Cláudia Cardoso, professora e deputada, e Álamo Oliveira, poeta, escritor e dramaturgo.

“A menina do Mar”, o conto de Sophia de Mello Breyner, com música de Fernando Lopes Graça, com a actriz Isabel Leitão é um dos espectáculos agendados para o evento.

O outro espectáculo, intitulado “Malaje”, mostra uma fusão de flamenco com a guitarra, a dança, o malabarismo e a acrobacia.

Um concurso literário em prosa, “lojas” de ensino em sensibilização à pintura, fotografia e genealogia completam o programa.

Paralelamente, a autarquia praiense organiza a 12.ª edição do Festival Internacional do Ramo Grande, denominado de “Trovas, Cantigas & Folias”, que decorre entre 30 de Outubro e 2 de Novembro.

Participam no festival os músicos João Frade e Guy Giuliano, Raphael Fays, Mike Freeman e Zona Vibe, Loyko e Shemekia Copeland.
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.