Eurodeputados travam proibição de pesca de arrasto no Atlântico

A comissão de pesca do Parlamento Europeu chumbou hoje a medida proposta pela Comissão Europeia que proibia a pesca de arrasto em profundidade no Atlântico nordeste.


Os eurodeputados decidiram não restringir a área de captura e rever a situação até 2017 e defenderam ainda que a Comissão Europeia faça um estudo sobre a sustentabilidade e a conservação do ecosistema das zonas de pesca mais vulneráveis.

A decisão, que carece ainda de aprovação pelo conselho dos 28 países da União Europeia, deverá agradar à indústria pesqueira, sobretudo a do norte de Espanha, que já tinha alertado que a proibição da pesca de arrasto pode ameaçar a competitividade dos pescadores.

Já a Greenpeace lamentou a decisão do Parlamento Europeu por considerar que a pesca de arrasto prejudica os ecossitemas do Atlântico.

 

PUB

Premium

O setor da produção de carne de bovino continua a ganhar importância na economia da Região Autónoma dos Açores e o reflexo disso é o aumento da procura de bovinos para abate e expedição em vida. A falta de animais nos mercados nacionais e internacionais é uma janela de oportunidade que o setor e os produtores açorianos podem aproveitar no curto prazo para aumentar os seus rendimentos