Câmbios

Euro abaixo dos 1,28 dólares pela primeira vez desde Novembro de 2006


 

Lusa/AOonline   Economia   22 de Out de 2008, 12:43

O euro caiu esta quarta-feira abaixo dos 1,28 dólares pela primeira vez desde Novembro de 2006, com a libra à cotação mais baixo em cinco anos, na expectativa de novos cortes das taxas de juro.
A moeda única europeia caiu também para o mais baixo nível em quatro anos em relação ao iene japonês.

    O euro caiu até 1,2743 dólares, o nível mais baixo desde 07 de Novembro de 2006. Face ao seu recorde histórico de meados de Julho, nos 1,6038 dólares, a moeda única perdeu assim mais de 20 por cento do seu valor.

    "As forças que explicavam tradicionalmente os movimentos das moedas, como o diferencial entre as taxas de juro (ainda favorável ao euro) foram suplantados por novos motores tal como o repatriamento de fundos, a aversão ao risco e a sede de liquidez", segundo os analistas citados pela agência noticiosa France Presse.

    A libra caiu ao mais baixo de uma semana face ao euro, depois do governador do Banco de Inglaterra, Mervyn King, ter admitido que o Reino Unido está provavelmente em recessão.

    "O dólar foi o principal beneficiário desta mudança, assim como os valores refúgios que são o iene e o franco suíço", acrescentam.

    Segundo Michael Rosborough, especialista em mercado cambial no Citigroup em Londres, citado pela agência noticiosa Bloomberg, o euro deverá cair pelo menos até 1,26 dólares num mês.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.