Açoriano Oriental
EUA/Eleições: Joe Biden promete lidar com racismo nos primeiros dias de mandato

O candidato democrata, Joe Biden, prometeu esta segunda feira lidar com o “racismo institucional” nos primeiros 100 dias do seu mandato, se for eleito Presidente dos EUA.

EUA/Eleições: Joe Biden promete lidar com racismo nos primeiros dias de mandato

Autor: AO Online/ Lusa

Biden reuniu com cerca de uma dúzia de líderes afro-americanos, em Wilmington, Delaware, antes de partir para Los Angeles, Atlanta, Chicago e St. Paul, onde se encontrará com os autarcas destas cidades particularmente fustigadas por ações de violência ligadas às manifestações de protesto contra a morte de George Floyd, o homem negro que morreu sob custódia policial.

“O ódio simplesmente não se esconde. Não desaparece. Quando alguém no poder que respira oxigénio para o ódio debaixo de pedras, o ódio emerge das pedras”, disse Biden, no encontro com os líderes negros, repetindo as críticas ao seu rival e Presidente, Donald Trump, a quem acusa de instigar à violência, com mensagens na rede social Twitter.

Se for eleito, Biden diz que procurará soluções para o “racismo institucional” e prometeu criar um órgão de supervisão policial, logo nos primeiros dias do mandato.

Trump tem criticado Joe Biden acusando-o de ser cúmplice de muitos dos que estão pode detrás das cenas de violência que há seis noites consecutivas assolam mais de 70 cidades norte-americanas, obrigando vários governadores estaduais a chamar a intervenção militarizada da Guarda Nacional.

“O povo do sonolento Joe Biden é tão de esquerda radical que está a trabalhar para tirar os anarquistas da cadeia”, escreveu Trump na sua conta pessoal do Twitter.

Os líderes comunitários afro-americanos que hoje reuniram com Biden mostraram-se agradados com a postura do candidato democrata à Casa Branca, destacando o seu posicionamento moderado.

“Ele não está no poder e não tem o megafone de quem ocupa a Casa Branca. Mas penso que os nossos querem sentir que alguém os ouve e tenta compreender”, disse Val Demings, um líder negro da Florida.

Já na sexta-feira, Biden tinha feito um discurso bem recebido pela comunidade afro-americana, pedindo aos brancos que assumam a responsabilidade de acabar com o racismo sistémico nos EUA.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados